6 plantas que podem ajudar a melhorar o ar de ambientes internos

 

Além de poluição e poeira, o ar de dentro da sua casa pode conter substâncias químicas

Além de poluição e poeira, o ar de dentro da sua casa pode conter substâncias químicas

Além de poluição e poeira, o ar de dentro da sua casa pode conter substâncias químicas liberadas pelos materiais da construção, pelos móveis e pelos produtos usados no dia a dia, como a tinta da impressora e o removedor de esmalte, os quais podem prejudicar a saúde e causar alergias, asma, dor de cabeça e fadiga. A boa notícia é que algumas plantas são capazes de remover parte desses poluentes químicos do ar, tornando-o mais limpo. Veja abaixo algumas delas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • dracena

    Dracena ou Pau d’água (Dracaena fragrans): em um estudo recente, realizado pela State University of New York at Oswego (SUNY Oswego), a dracena foi a planta que melhor removeu a acetona do ar (94%, depois de um período de 12h). Ela pode viver em locais com luz difusa, meia-sombra ou sol pleno, mas sempre em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente, sem encharcamentos.

 

  • planta jade

    Planta-jade (Classula ovata ou Classula argentea): essa suculenta, que pode parecer uma árvore em miniatura, foi a espécie estudada que melhor removeu o tolueno do ar. O tolueno é uma substância química de cheiro forte, geralmente associada com solventes de tinta. A planta-jade pode ser cultivada sob luz difusa, meia-sombra ou sol pleno.

 

  • hera inglesa

    Hera inglesa (Hedera helix): além de versátil, já que pode ser cultivada em cestos pendurados, vasos baixos ou até como topiarias, são plantas que ajudam a eliminar o formaldeído proveniente de resinas sintéticas, plásticos, abrasivos, tintas, vernizes etc. Pode ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra, porém, precisa de regas periódicas e de um solo bem drenado.

 

  • bromélia

    Bromélia (Guzmania lingulata): além de bonita, essa planta da família do abacaxi é uma das mais eficientes na remoção dos compostos orgânicos voláteis (COVs), reduzindo o benzeno, um gás tóxico presente na fumaça de veículos e de cigarros, o tolueno e o formaldeído. Ela pode ser cultivada em locais bem iluminados, mas não tolera o sol direto.

 

  • camedória-bambu

    Camedórea-bambu (Chamaedorea seifrizii): de fácil manutenção, esse tipo de palmeira remove o formaldeído do ar. Pode ser cultivada sob meia-sombra ou luz difusa, em solo drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

 

  • clorofito

    Clorofito ou planta-aranha (Chlorophytum comosum): uma das mais indicadas para remover o etilbenzeno, o p-xileno e o o-xileno, produtos químicos presentes em tintas, adesivos, borrachas e vernizes. Essa planta adapta-se a vários ambientes e tolera o ar-condicionado. Pode ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil com regas regulares.

 

CORP-1162377-0016 PRODUZIDO EM NOVEMBRO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

 

Chat