Sua garganta começou a doer? Confira 5 dicas para aliviar a dor e a inflamação

Caso o problema persista, é importante consultar o seu médico para eliminar a possibilidade da dor estar relacionada a infecções por bactérias

A dor de garganta é um sintoma recorrente no inverno e, muitas vezes, um dos primeiros dos quadros de gripe e resfriado a aparecer. Há algumas formas de aliviar o mal-estar gerado pela dor, mas, caso o problema persista, é importante consultar o seu médico para eliminar a possibilidade da dor estar relacionada a infecções por bactérias, o que exigirá a prescrição de um antibiótico. Confira algumas dicas para aliviar a dor de garganta:

  • Faça gargarejos com água salgada. Alguns estudos mostraram que fazer gargarejos com água morna e sal, várias vezes por dia, reduz o inchaço na garganta e contribui para a eliminação do muco, diminuindo a concentração das substâncias irritantes e das bactérias na garganta. Recomenda-se dissolver meia colher de chá de sal para cada copo de água morna. Lembre-se de cuspir a água depois do gargarejo.
  • Beba bastante líquido. Dependendo da intensidade da dor é difícil engolir qualquer coisa, porém, é muito importante manter-se hidratado para que o corpo seja capaz de combater as bactérias, os alérgenos e os sintomas do resfriado.
  • Tome chás com mel. Além de hidratar, o chá oferece um alívio momentâneo para a dor e o mel tem propriedades antibacterianas que podem ajudá-lo a melhorar um pouco mais rápido.
  • Tome uma canja de galinha. Além de ser uma opção de alimento reconfortante e fácil de engolir quando se está com dor de garganta, há indícios de que o caldo também tenha propriedades anti-inflamatórias.
  • Descanse. Como a maioria das dores de garganta estão relacionadas a infecções pelos vírus que causam a gripe, o descanso contribui para que o seu corpo combata melhor a infecção, fazendo com que você se recupere mais rápido.

 

CORP-1162377-0022 PRODUZIDO EM MAIO/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat