Por que o colesterol alto faz mal?

Conheça mais sobre os tipos de gordura presentes no sangue

Entenda melhor os tipos de gordura presentes no sangue

O colesterol LDL (ruim) em excesso pode se acumular nas paredes das artérias. Com o passar do tempo, esse acúmulo pode reduzir o fluxo de sangue. Ele também pode provocar doença arterial coronariana, que afeta os vasos sanguíneos do coração.

 

Tipos de gordura no sangue

O colesterol e as outras gorduras são chamados de lipídios. Os lipídios não se dissolvem no sangue e têm que ser levados para algumas partes específicas do corpo por meio de transportadores especiais produzidos pelo organismo, chamados de lipoproteínas.

A maioria desses transportadores são lipoproteínas de baixa densidade. Essa lipoproteína também recebe o nome de LDL e carrega o colesterol “ruim” pelo corpo.

Um outro transportador é a lipoproteína de alta densidade. Essa lipoproteína também recebe o nome de HDL e carrega o colesterol “bom” pelo corpo.

 

Colesterol “ruim” ou LDL

O excesso de colesterol ruim (LDL) no sangue pode se acumular nas artérias e formar placas de gordura (ateromas). Esse acúmulo de placas pode enrijecer os vasos sanguíneos, o que pode aumentar o risco de doença cardíaca. Um nível mais elevado de colesterol LDL (ruim) está associado a riscos maiores de doença cardíaca. Geralmente, estabelece-se o nível ótimo de colesterol LDL (ruim) como menor que 100 mg/dl.

 

HDL ou colesterol “bom”

O HDL é frequentemente chamado de “bom” porque ele carrega o colesterol “ruim” para longe das paredes das artérias. Um nível elevado de HDL pode estar relacionado a um menor risco de doença cardíaca.

 

Triglicérides ou triglicerídeos

Os triglicerídeos são outro tipo de gordura contida no sangue. O corpo usa os triglicerídeos como fonte de energia ou armazena-os em forma de gordura.

Geralmente, não é bom para a saúde ter níveis altos de triglicérides. Se o nível de triglicérides estiver alto, isso em geral significa um maior risco de doença cardiovascular.

 

Colesterol total

O nível de colesterol total é uma medida de todo o colesterol no sangue, inclusive do LDL e do HDL. Os níveis de colesterol são medidos em miligramas de colesterol por decilitro de sangue (mg/dl). O médico pedirá um exame de colesterol total e frações ou de perfil lipídico para examinar os níveis de colesterol e triglicérides do sangue. Peça ao médico para lhe explicar o significado dos resultados.

 

DICA

Converse com um médico sobre os seus níveis de colesterol LDL (ruim).

 

CORP-1162377-0013 PRODUZIDO EM JULHO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat