Perdoar pode ajudar a sua saúde

O perdão pode ter um efeito protetor contra o estresse

Segundo um estudo publicado no Journal of Health Psychology, perdoar outras pessoas e a si mesmo pode ter um efeito protetor contra o estresse e a sua influência sobre a saúde mental.

Os pesquisadores analisaram como as pessoas eram afetadas pelo estresse sofrido ao longo da vida. Como era de se esperar, as mais expostas ao estresse apresentaram saúde mental e física piores. Os pesquisadores perceberam que as pessoas mais dispostas ao perdão, dos outros e de si mesmas,  não tiveram a saúde mental afetada.

Outros estudos relacionaram a raiva crônica às doenças cardíacas, ao infarto, a problemas pulmonares e outros. Já o perdão mostrou ter um efeito protetor, reduzindo a ansiedade, a pressão arterial e facilitando a respiração.

Por isso, se você quiser ser uma pessoa mais saudável e feliz, tente perdoar. Nem sempre é fácil, e não quer dizer, necessariamente, retomar relacionamentos do ponto em que pararam. Mas liberar a mágoa e os sentimentos tóxicos que ela traz fará com que você se sinta mais leve e capaz de seguir com a vida, além de ajudar não só as suas emoções, mas também a sua mente e o seu corpo. Se tiver dificuldades para lidar com as emoções, procure um psicólogo ou outro profissional para apoiá-lo nesse processo.

 

CORP-1162377-0018 PRODUZIDO EM JANEIRO/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat