Os alimentos antioxidantes são essenciais para a saúde

Postado em 27/09/2018

Os alimentos antioxidantes são essenciais para a saúde

Você sabia que incluir alimentos antioxidantes na dieta pode trazer benefícios a saúde, além de ser barato?

Os antioxidantes são responsáveis por neutralizar as ações dos radicais livres, isto é, moléculas associadas a doenças como câncer, Alzheimer e Parkinson, além de problemas cardíacos. Eles são produzidos pelo corpo, porém, normalmente são gerados em pequenas quantidades. Como têm um papel importante na prevenção de doenças, é recomendável obtê-los através da alimentação.

Incluir alimentos ricos em antioxidantes na dieta pode ser uma tarefa simples, afinal de contas, eles estão presentes em frutas, nozes, legumes e até doces.

Um exemplo que vale destacar é a glutationa. Encontrada no brócolis, na couve, no rabanete e na couve-de-bruxelas, é um antioxidante que auxilia na criação de enzimas, na desintoxicação, na digestão de gorduras e na destruição de células cancerígenas. Por ser encontrada no interior das células e estimular a atividade de nutrientes e outros antioxidantes, ela é considerada o antioxidante mais importante.

Confira a seguir uma lista de alimentos ricos em antioxidantes que podem ajudar a manter uma vida saudável.

nozes

As nozes são ricas em ácido alfalinolênico, um tipo de ácido graxo ômega-3 encontrado particularmente em vegetais, e em proteínas, gorduras insaturadas saudáveis para o coração, fibras e manganês.

 

aveia

A aveia é um cereal integral rico em silício, magnésio, fósforo e minerais essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico. Por ser integral, durante o processo de refinamento sua casca não é retirada, mantendo assim maiores quantidades de fibras e nutrientes. Além disso, a aveia é rica em vitamina B e vitamina E, um potente antioxidante.

 

morango

O morango pode ajudar a recuperar danos na pele causados pelos raios UV e pela poluição, por ser rico em vitamina C e outros antioxidantes. Essa fruta de sabor adocicado e coloração avermelhada pode reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e arteriais, câncer, diabetes e até demência. Suas propriedades atuam contra a produção de radicais livres.

 

chocolate

O cacau é um poderoso antioxidante utilizado há muito tempo na culinária. Sua semente possui substâncias como os polifenóis e os flavonoides, e seu consumo diário é capaz de prevenir infartos e o aumento da pressão arterial. O ideal é que o cacau seja consumido in natura, e não em barra de chocolate, porém, caso opte por inclui-lo em sua dieta nesse formato, recomenda-se procurar por barras com valores acima de 70% de cacau.

 

chaverde

O chá verde tem elevado potencial para combater os radicais livres que atacam o corpo, pois contém substâncias como as proantocianidinas, as epicatequinas,  as catequinas e os flavonoides. Além de sua capacidade de ativar as enzimas do fígado que eliminam as toxinas do corpo, o chá verde pode auxiliar no emagrecimento e na inibição da retenção hídrica.

 

 

CORP-1267436-0000 PRODUZIDO EM AGOSTO/2018 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat