O que é HPV?

Postado em 06/09/2018

HPV é a sigla para o papilomavírus humano (do inglês human papiloma virus). Alguns tipos de HPV podem causar cânceres e verrugas em diferentes partes do corpo.

O HPV é transmitido pelo contato direto com a pele ou a mucosa infectadas, o que inclui a via sexual (infecção sexualmente transmissível). A maioria das pessoas consegue eliminar o vírus do organismo naturalmente, sem ao menos ter uma manifestação clínica, mas quando isso não ocorre ou o tratamento não é feito de forma adequada, o vírus pode causar os cânceres de colo do útero, vagina e vulva em mulheres, e em alguns casos, verrugas genitais e até câncer anal tanto em homens quanto em mulheres.

A infecção pelo HPV é uma preocupação mundial. Estima-se que 528.000 casos de câncer de colo do útero sejam diagnosticados a cada ano, em todo mundo, sendo que mais de 80% deles ocorrem nos países em desenvolvimento.

Dentre os 40 tipos de HPV, os tipos 6, 11, 16, 18, 31, 45, 52 e 58 são os responsáveis mais frequentes pelos casos de câncer e doenças relacionadas ao vírus:

Dados HPV

*Nem todos os casos de câncer de colo do útero são causados pelo HPV.

Prevenção

De acordo com o Dr. Sérgio dos Passos Ramos, CRM-SP: 17.178, para prevenir a infecção pelo HPV é recomendável:

  • Usar camisinha masculina ou feminina, em todos os tipos de relações sexuais (oral, anal e genital);
  • Vacinar-se;
  • Fazer rotineiramente exames preventivos (Papanicolau);
  • Evitar fumar, beber em excesso e usar drogas, pois essas atividades debilitam o sistema de defesa do organismo, tornando a pessoa mais suscetível à infecção pelo HPV.

 

CORP-1252623-0000 PRODUZIDO EM JUNHO/2018 VÁLIDO POR 2 ANOS

Fontes:

http://www.msd.com/about/featured-stories/hpv-awareness.html

https://twitter.com/MSDInvents/

Chat