O diabetes e os rins

O diabetes pode aumentar o risco de desenvolvimento das doenças renais

O diabetes pode aumentar o risco de desenvolvimento das doenças renais. Nos estágios iniciais, as doenças renais são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas, por isso, é preciso sempre estar em dia com as consultas médicas e os exames de rotina.

 

Por que as doenças renais são perigosas?

Se as doenças não forem tratadas, os rins podem parar de funcionar, condição que é denominada insuficiência renal ou doença renal em estágio terminal. Ter doenças renais também aumenta as chances de desenvolvimento de uma doença cardíaca.

 

Como as doenças renais podem ser prejudiciais para o organismo?

Os rins têm milhões de filtros (glomérulos renais) responsáveis pela remoção das impurezas do corpo e pela manutenção das proteínas circulantes no sangue. Os níveis elevados de açúcar no sangue (glicemia) podem causar danos a esses filtros.

No início das doenças renais, os glomérulos deixam de funcionar bem, o que permite que as proteínas sejam eliminadas pela urina, caracterizando um quadro de microalbuminúria. Não é possível ver ou sentir esse problema, mas um exame de urina é capaz de identificá-lo.

Sem tratamento, os rins ficarão mais doentes e menos capazes de controlar a filtração dos fluidos do organismo, o que, normalmente, aumenta a pressão arterial ou piora um quadro preexistente de hipertensão.

Quando os rins param de funcionar corretamente, é necessário o uso de uma máquina para filtrar os resíduos do sangue. Esse processo é chamado de hemodiálise.

Não há cura para as doenças renais, mas elas podem ser prevenidas. Quanto mais cedo forem diagnosticadas e contidas, maiores são as chances dos rins permanecerem saudáveis.

 

Atitudes que podem prevenir o desenvolvimento das doenças renais:

  • Se você tem diabetes, consulte-se com o seu médico regularmente. Faça exames clínicos de rotina que possam identificar problemas precocemente;
  • Siga fielmente as orientações do seu médico. Às vezes, a prática de exercícios, as mudanças na dieta e o uso de medicamentos podem ajudar a manter os rins saudáveis;
  • Informe-se com o seu médico sobre como:
    • manter o nível de açúcar no sangue (glicemia) sob controle;
    • manter a pressão sanguínea dentro da meta, já que a pressão alta pode causar ou agravar as doenças renais;
    • perder peso, caso esteja acima do peso;
    • evitar o consumo de álcool e o fumo;
    • praticar atividades físicas regulares. É importante que você converse com o seu médico antes de começar a praticar qualquer atividade física.

 

 

CORP-1162377-0019 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat