Postado em 27/12/2018

O vírus HIV, causador da AIDS, está presente no sangue, no esperma, nas secreções vaginais e no leite materno dos indivíduos infectados, e pode ser transmitido durante o contato com esses fluidos corporais.

Contato sexual

De acordo com o Ministério da Saúde, 6 em cada 10 jovens de 15 a 25 anos de idade não usam preservativos durante os contatos sexuais (oral-genital, genital-genital ou manual-genital). O uso de preservativos, masculino e feminino, é um dos principais métodos de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). É importante ressaltar que o preservativo não é reutilizável e deve ser mantido durante toda a relação sexual.

Objetos perfurocortantes

O vírus pode ser transmitido pelo contato com objetos perfurocortantes contaminados. Recomenda-se o uso apenas de materiais como lâminas de depilação, navalhas e alicates de unha esterilizados com água sanitária, álcool ou água fervente, ou que eles sejam descartáveis. Materiais de uso cirúrgico, acupuntura e estúdios de tatuagem precisam ser esterilizados e descartados após o uso.

Uso de drogas injetáveis

Uma das principais formas de transmissão é o compartilhamento de agulhas contaminadas durante o uso de drogas injetáveis. Por isso, algumas campanhas de prevenção são especialmente direcionadas aos usuários de drogas.

Tratamento

Infelizmente, ainda não existe cura para a AIDS, porém, os tratamentos atualmente disponíveis podem diminuir as complicações da infecção, a transmissão do vírus e a mortalidade, e melhorar a qualidade de vida dos infectados. É recomendável que o teste de HIV seja feito com regularidade, para iniciar o tratamento o mais rápido possível em caso de diagnóstico positivo.

 

CORP-1274999-0000 PRODUZIDO EM DEZEMBRO/2018 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.

 

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.