Cuidado com os ladrões de cálcio!

Saiba o que fazer para não perder esse mineral tão importante para os ossos

Saiba o que fazer para não perder esse mineral tão importante para os ossos

Ingerir alimentos ricos em cálcio não é suficiente para a saúde do organismo. É necessário evitar a perda desse mineral indispensável para a manutenção dos ossos. Além de uma dieta equilibrada, os métodos para manter o cálcio no corpo são simples: evitar o excesso de cafeína e sal, não fumar, evitar ou consumir moderadamente bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos.

Após a sua ingestão, o cálcio circula com o sangue e, com a ajuda da vitamina D, é absorvido pelos ossos. O sal, porém, faz com que o mineral seja eliminado em maior quantidade através da urina e do suor, por exemplo. Já o álcool enfraquece os ossos e atrapalha a reposição do tecido ósseo.

A cafeína, por sua vez, quando consumida em excesso, também favorece a perda do mineral, já que causa a liberação do cálcio nos músculos e atrapalha a sua reabsorção pelo sangue. Além do efeito negativo para os ossos, o acúmulo de cálcio no tecido muscular pode causar espasmos. Por fim, o cigarro atrapalha a absorção do mineral, pois a nicotina compete com ele ao ser transportada através do organismo.

Para melhorar o aproveitamento do cálcio, pratique exercícios físicos regularmente. Eles ajudam o corpo a absorver mais cálcio e promovem, consequentemente, o fortalecimento dos ossos.

 

CORP-1162377-0018 PRODUZIDO EM JANEIRO/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat