Postado em 30/04/2019

Sentir enjoo durante ou após o treino não é comum. Saiba como evitar

Sentir enjoo, seguido ou não de vômito, durante ou após a prática de atividades físicas não é comum. O enjoo pode ter diversas causas, porém a mais comum é a liberação excessiva de ácidos pelo organismo.

Causas

Enjoo e vômitos podem ter diferentes causas. Durante as atividades físicas, é importante:

  • não beber líquidos em excesso. Émuito importante manter-se hidratado, principalmente durante a prática de atividades físicas. Porém, o suco gástrico, que é essencial para o processo digestivo, fica acima dos líquidos ingeridos em excesso e isso causa enjoo, azia, queimação estomacal e até vômito.
  • não exagerar na alimentação. Nos dias de treino, evite ingerir alimentos pesados e com muita gordura, pois eles levam mais tempo para serem digeridos.
  • não ultrapasse seus limites. O acompanhamento de profissionais para compreender seus limites e garantir os melhores resultados, é ideal para evitar que os treinos sejam prejudiciais. Durante as atividades físicas, o organismo aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos e a atividade do estômago é diminuída. Quanto maior o esforço muscular, mais sangue é desviado do estômago para os músculos, o que causa o enjoo.

Prevenção

  • Respeite seus limites. Se você já definiu o ritmo e a intensidade do exercício adequados aos seus limites, procure mantê-los. Exagerar nos treinos pode fazer com que o organismo reaja de forma negativa e impedir que as atividades sejam mantidas.
  • Hidrate-se de maneira adequada. Procure ingerir líquidos até meia hora antes de praticar as atividades físicas e só beba água novamente, se sentir sede. Bebidas isotônicas são recomendadas após o treino, para repor os nutrientes que foram consumidos durante a atividade física.
  • Procure um(a) profissional para definir a intensidade e compreender os limites do seu corpo. Um(a) nutricionista pode ajudá-lo(a) a escolher quais alimentos são ideais para seu pré e pós-treino.

O enjoo pode ser sinal de algo mais grave. Se persistente, procure a orientação do(a)seu(ua) médico(a). 



BR-NON-00001 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.