Sem ânimo para fazer exercícios? Tente a zumba

É possível tonificar e esculpir o corpo enquanto ele queima gordura

Criada meio que por acidente, a zumba tem ganhado cada vez mais adeptos desde os anos 1990. As aulas combinam movimentos aeróbicos com passos de dança simples, ao som de ritmos latinos como salsa, merengue e samba. Por misturar ritmos rápidos e lentos com um treinamento de resistência, é possível tonificar e esculpir o corpo enquanto ele queima gordura, isso sem falar na diversão.

O apelo da zumba entre as pessoas que não costumam fazer exercícios é tão grande que foi feito um estudo publicado no American Journal of Health Behavior a respeito do assunto. O estudo mostrou os benefícios conquistados por mulheres com diabetes tipo 2 e obesidade, que fizeram aulas de zumba três vezes por semana, por um período de 16 semanas. Ao final do estudo, elas haviam perdido, em média, pouco mais de um quilo cada uma e diminuído a porcentagem de gordura corporal em 1%.

O mais importante, no entanto, foi o fato das participantes terem gostado tanto de participar das aulas que as tornaram um hábito, continuando mesmo após o término do período do estudo. As aulas foram consideradas tão divertidas e prazerosas que não eram vistas como uma obrigação.

Outro estudo relacionou os movimentos da zumba com o aumento da força do núcleo e do tronco, além de uma melhora no equilíbrio entre mulheres com excesso de peso e idade mais avançada. Também houve melhoras na autoestima e na qualidade de vida dessas mulheres.

Aqueles que praticam outros tipos de atividades físicas também têm muito a ganhar com a prática da zumba, já que a intensidade do treino é similar à de exercícios como step ou kick boxing cardio. Em 40 minutos de aula, é possível queimar, em média, 370 calorias, o equivalente a correr em um ritmo um pouco mais lento ou a pedalar a 25 km/h, no mesmo período de tempo.

Se quiser saber mais sobre como funcionam as aulas, suas modalidades e onde encontrar um instrutor, clique aqui.

 

CORP-1162377-0021 PRODUZIDO EM MAIO/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat