Saiba escolher o melhor tênis para o seu tipo de pisada

Os tênis para praticar esportes não são todos iguais.

Os tênis para praticar esportes não são todos iguais.

Os tênis para praticar esportes não são todos iguais e hoje em dia existe tênis adequado para a prática de cada esporte, que o ajuda não só a obter uma melhor performance mas também a proteger melhor a sua saúde. Os tênis adequados podem protegê-lo de lesões, dando segurança não só aos pés, mas a toda a sua estrutura óssea.

Conhecer bem o seu tipo de pisada é o melhor caminho para escolher seu tênis para praticar esportes.

6 DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR PAR DE TÊNIS PARA SI:

1. Escolha os tênis que melhor se adequam ao esporte que vai praticar – Existem tênis diferentes para corrida, futebol, basquete, vôlei. Cada um é adaptado para o protegê-lo(a), de acordo com os movimento que o esporte obriga o seu pé a fazer.
2. Observe bem um par de sapatilhas antigo: eles vão ajudá-lo a conhecer melhor o seu pé. Coloque-as lado a lado e observe o seguinte:

  • se inclinarem para o meio, as suas novas sapatilhas necessitarão de maior estabilidade;
  • se inclinarem para fora, as suas novas sapatilhas devem permitir uma maior absorção de choque;
  • se nas biqueiras consegue ver a forma de algum dos seus dedos ou se sente algum desconforto nesta zona, recomenda-se que os novos tênis sejam um tamanho acima e/ou mais largos;
  • verifique o estado das solas para saber quais as zonas mais gastas – são estas que denunciam a forma como o seu pé pousa ao correr, o que significa que o próximo modelo deve ter algum suporte extra nestas áreas.

3. Observe a sua pegada na areia da praia para identificar o seu tipo de pé:

  • pés planos necessitam de um maior reforço na parte interna da sola e de uma palmilha plana ou semicurva;
  • pés que pisam do lado de fora (supinados) necessitam de maior proteção na parte externa;
  • pés cavos (de arco elevado), têm menos contato com o solo e absorvem menos impacto, pelo que se adaptam melhor a solas curvas.

4. Quando comprar tênis, faça questão de manter cada sapatilha no pé durante alguns minutos, passeando e até correndo um pouco pela loja para perceber como é que as sapatilhas respondem ao movimento e qual a duração do seu conforto. Sabia que um par de sapatilhas adequadas não só ajuda a proteger as articulações, joelhos e costas, como pode contribuir para a velocidade e desempenho?
5. Depois de adquirir tênis novos, deve estreá-los sempre com meias e começar com pequenas distâncias para reduzir o risco de bolhas e outros desconfortos provocados por sapatos novos. Por este mesmo motivo, aconselha-se a nunca usar tênis novos em provas desportivas.
6. Um atleta que treine cerca de hora e meia, três a cinco vezes por semana, deve trocar o seu par de tênis em cada seis meses.

Chat