A atividade traz benefícios físicos e mentais e pode ser praticada em qualquer idade

A natação, como forma de recreação, é uma atividade de baixo impacto que, além de melhorar o condicionamento físico e a resistência, ajuda a relaxar e a diminuir as tensões do dia a dia. É uma excelente forma de colocar todo o corpo em movimento, pois trabalha diferentes grupos musculares.

Um estudo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, comparou nadadores acima dos 25 anos de idade e pessoas da mesma faixa etária que não nadavam. O resultado mostrou que os nadadores perderam menos massa muscular com o passar do tempo, e tinham reflexos mais rápidos, artérias mais saudáveis e melhor memória do que os não praticantes.

Outro ponto positivo da natação é que não há risco elevado de lesões, pois a água amortece o impacto dos exercícios. É também possível reduzir a quantidade de gordura corporal, dependendo da regularidade e intensidade com que é praticada a natação. Essa atividade também mantém o coração e os pulmões saudáveis, melhora a força muscular, a flexibilidade e a coordenação motora.

Siga os seguintes cuidados, antes de entrar na água:

– escolha um ambiente seguro e com limpeza adequada;
– se ainda não sabe nadar, peça ajuda para um instrutor;
– aqueça e alongue os músculos e as articulações;
– vá com calma se você estiver começando;
– consulte o seu médico se você não faz exercícios a um longo tempo.

 

CORP-1162377-0021 PRODUZIDO EM MAIO/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.