Natação: como começar e quais os benefícios que ela oferece?

Postado em 27/11/2018

Natação: como começar e quais os benefícios que ela oferece?

Muitas pessoas acreditam que é impossível aprender a nadar na idade adulta, mas a natação é uma atividade física que pode ser praticada em qualquer idade, inclusive, está se tornando muito comum que idosos decidam aprender a nadar. Algumas pessoas têm medo de nadar, o que pode estar ligado a algum trauma. Por isso, não tenha vergonha de procurar um(a) profissional da área para fazer algumas aulas. Os processos de aprendizagem e perda do medo ocorrerão de uma maneira mais segura e prazerosa, com a orientação dos profissionais.

Como começar?

Encontrar um local adequado, com profissionais capacitados, é ideal para que o aprendizado seja eficaz. Antes de pular na água, também é importante escolher bons equipamentos para a prática do esporte. São necessários poucos itens para começar a nadar: maiôs ou sungas de material que ofereça pouco atrito e resistente ao cloro e ao sal; toucas de pano, mais recomendadas para as crianças, pois são confortáveis e fáceis de usar, e silicone, indicadas para os adultos, já que ajudam a segurar os cabelos e podem protegê-los do contato com o cloro e o sal; e óculos de proteção, que precisam ser confortáveis. Existem diversos modelos de óculos no mercado, opte por um que se encaixe no seu rosto e não aperte demais suas órbitas oculares.

Quais os benefícios?

Aprender algo novo é sempre desafiador, ainda mais quando isso envolve algum trauma. A natação é um esporte completo, que proporciona a queima calórica, estimula o equilíbrio muscular e auxilia na recuperação de lesões.

Os movimentos realizados nos diferentes tipos de nado usam dois ou mais grupos musculares ao mesmo tempo, estimulando a coordenação motora e aumentando a flexibilidade da coluna, o que pode diminuir as dores e melhorar a postura.

Nadar exige muito da respiração. Quando a natação é praticada por mais de 30 minutos seguidos melhora a capacidade cardiorrespiratória e a circulação sanguínea. Os exercícios realizados na água exigem de cinco a seis vezes mais do corpo do que os praticados na terra, um esforço extra que resulta em mais gastos calóricos. Por isso, além de trabalhar a resistência muscular, a natação associada a hábitos alimentares saudáveis pode ajudá-la(o) a manter o peso ideal.

Por não causar impacto nas articulações, é comum que a natação seja indicada durante a recuperação de lesões. A resistência da água demanda maior intensidade muscular e a alta oxigenação causada pelos movimentos estimulam a circulação sanguínea, facilitando o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculos e órgãos.

CORP-1272663-0000 PRODUZIDO EM OUTUBRO/2018 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat