Postado em 08/02/2020

Hérnias de disco e atividades físicas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população tem ou terá problemas de coluna que impedirão a prática de exercícios.

A hérnia de disco é uma condição, caracterizada pelo movimento do núcleo dos discos intervertebrais (estruturas fibrosas e cartilaginosas que compõem a coluna) em direção à parte externa. O núcleo dos discos é responsável por amortecer os impactos que a coluna recebe e suportar toda a estrutura corporal.

Os indivíduos com essa condição sentem muitas dores, queimação, formigamento e dormência em membros superiores e inferiores, o que prejudica sua qualidade de vida.

As hérnias de disco não acometem apenas idosos. Diversos fatores podem as desencadear, tais como:

  • Sedentarismo;
  • Má postura;
  • Questões genéticas; e
  • Tabagismo.

Atividades físicas

O sedentarismo é uma das principais causas para o desenvolvimento das hérnias de disco. Os praticantes de atividades físicas regulares não estão isentos do risco de desenvolver essa doença. Porém, a prática regular de algumas atividades pode prevenir e até tratá-las. Recomenda-se não praticar atividades de alto impacto, como corrida ou saltos, ou que sobrecarreguem a coluna, como agachamentos e abdominais. Dê preferência a:

  • Alongamentos. Os exercícios de alongamento são recomendados para o tratamento e a prevenção, já que aumentam a flexibilidade, reorganizam as fibras musculares e melhoram a postura corporal.
  • Fisioterapia. Os exercícios guiados pelo fisioterapeuta são fundamentais para aliviar as dores e fortalecer a região em que a hérnia se desenvolveu.
  • Pilates. Os exercícios de pilates atuam no condicionamento físico, na tonificação muscular (principalmente das regiões abdominal e lombar), na manutenção de uma boa postura e na reabilitação.

As regiões da coluna mais afetadas pelas hérnias de disco são a cervical e a lombar. Caso identifique algum dos sinais e dos sintomas citados procure seu(ua) médico(a).




BR-NON-00120 PRODUZIDO EM DEZEMBRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.