Postado em 28/03/2019

Cuidados que uma pessoa com diabetes precisa ter ao praticar atividades físicas

O dia a dia de uma pessoa com diabetes não costuma ser fácil. A dieta restritiva e a necessidade de medir os níveis de glicose no sangue (glicemia) várias vezes ao longo do dia podem tornar a rotina bastante estressante. Pesquisas recentes indicaram que praticar corrida de alta intensidade, 20 minutos por pelo menos 3 vezes por semana, pode reduzir em até 60% o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2. Por outro lado, o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.

A prática de atividades físicas é recomendada a todas as pessoas, em qualquer idade, devido aos inúmeros benefícios associados. No caso de pessoas com diabetes, a prática regular pode ajudar no controle da glicemia e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Antes de começar, é importante realizar exames médicos para analisar sua condição física e identificar os limites do seu corpo. Após a aprovação médica, comece devagar, de preferência, seguindo a orientação de profissionais capacitados.

Cuidados:

  • Antes de sair de casa, verifique sua glicemia. Nunca pratique atividades físicas com a glicemia alterada;
  • Tenha “cartas na manga”. Verifique a glicemia durante o treino, já que ela pode aumentar ou diminuir durante a prática dos exercícios. Tenha sempre um alimento e os medicamentos prescritos pelo(a) seu(ua) médico(a) com você, para emergências;
  • Hidrate-se. A reposição de líquidos, sais minerais e carboidratos é importante para manter a glicemia regular;
  • Interrompa a prática dos exercícios físicos, se sentir dores no peito, tontura, falta de ar ou mal-estar;
  • Exercícios aeróbicos são excelentes para prevenir e combater a obesidade. O ganho de massa muscular facilita o transporte de glicose e o controle da glicemia.

 

CORP-1278732-0000 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.