Postado em 18/04/2019

Uma dieta balanceada pode prevenir doenças cardiovasculares e manter seu coração saudável

A música pode ser uma grande aliada dos exercícios físicos. Estudos indicaram que ouvir música durante a prática de atividades físicas pode motivar e aumentar a intensidade e a duração do treino, melhorando em até 15% o desempenho.

Mas antes de montar a sua playlist especial para o próximo treino, saiba que nem todas as músicas oferecem esse benefício. O ideal é que o ritmo da música acompanhe os seus batimentos cardíacos. Músicas muito rápidas podem não trazer o benefício esperado e as um pouco mais lentas podem ajudar na hora do aquecimento.

É importante tomar cuidado com o volume dos fones de ouvido. Usar fones por muito tempo e com o volume muito alto é prejudicial aos ouvidos e pode trazer consequências como, por exemplo, sensação de ouvido tapado, zumbido e até perda temporária da audição. O ideal é seguir a regra “80 por 90”, até 80% do volume máximo do aparelho por não mais de 90 minutos.

Benefícios

  • Diminui a percepção de dor e fadiga. Estudos indicaram que a música favorece a atividade do sistema hormonal e faz com que o corpo sinta mais prazer na prática do exercício. Com a produção de hormônios intensificada, tende-se a perceber menos a dor e a fadiga, reduzindo a necessidade de consumo de oxigênio em até 7%.
  • É estimulante. A música estimula o sistema neurotransmissor cerebral, auxiliando na criação de conexões interneurais. Essas novas conexões contribuem para a organização de respostas corporais e pode levar o atleta a alcançar novos objetivos e treinar com mais vontade.
  • Combate o estresse e o mau humor. A prática regular de atividades físicas estimula o corpo a produzir hormônios que relaxam e trazem a sensação de prazer. A música auxilia na produção desses hormônios e o cérebro tem a tendência de assimilar ritmos musicais a momentos, isso significa que escutar músicas mais alegres pode trazer sentimentos de alegria.
  • Trabalha a memória e o raciocínio. Ao ouvir músicas durante o treino, o atleta tende a se focar mais na execução do exercício e na memorização correta das sequências de treino.


BR-NON-00001 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.