Postado em 12/02/2019

Atividades físicas e seus benefícios para o cérebro

Estudos indicam que existe uma relação direta entre a prática de exercícios físicos e a melhora na função cognitiva. A velocidade de processamento do cérebro tende a aumentar após vinte minutos de atividade física moderada. Por isso, praticar regularmente atividades físicas pode beneficiar sua saúde mental, melhorar a aprendizagem, diminuir os efeitos do envelhecimento cerebral e até prevenir demências.

Quando praticamos exercícios físicos, a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões, denominada neuroplasticidade, aumenta e a atividade no hipocampo, parte do cérebro responsável pela memória e pela aprendizagem, torna-se intensa. Isso indica que os exercícios físicos podem ser importantes aliados para o desenvolvimento cognitivo e a memória.

Após nos exercitarmos, é comum nos sentirmos relaxados e felizes, sensações que estão relacionadas à proteína BDNF (brain-derived neurotrophic factor). Nosso cérebro interpreta os exercícios físicos como uma situação de estresse e, por isso, aumenta a frequência e a pressão cardíacas para preparar o corpo para se defender de um inimigo ou fugir. A liberação de BDNF busca proteger e reparar os neurônios e a memória.

Além dos benefícios cerebrais, praticar algum exercício libera endorfina, uma substância que combate o estresse, melhora o humor e o sono, minimiza o desconforto dos exercícios e bloqueia a sensação de dor.

Praticar atividades físicas aumenta o fluxo sanguíneo cerebral, gerando novas conexões, que tornam as comunicações com outras áreas mais eficazes. O sedentarismo é o terceiro maior fator de risco para o desenvolvimento de demências, por isso, as novas conexões podem prevenir doenças mentais e melhorar a qualidade de vida.

 

 

CORP-1277916-0000 PRODUZIDO EM JANEIRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.