Postado em 19/03/2020

A prancha isométrica fortalece o corpo e melhora a postura

A prancha isométrica é um exercício rápido e eficiente. Pode ser praticado sem sair de casa, não necessita de aparelhos ou acessórios, e exercita o corpo inteiro, trabalhando resistência e fortalecimento.

Isometria

A isometria é uma técnica baseada na força que o corpo exerce sobre um objeto imóvel ou a necessária para manter o músculo em uma posição fixa por um tempo determinado. A prancha é um dos exercícios que explora a isometria.

Benefícios

Acelera o metabolismo. Para manter o corpo na posição correta, todos os músculos do corpo são exercitados. Esse recrutamento muscular aumenta a queima de calorias.
Fortalece e define o corpo. Esse exercício busca trabalhar os músculos abdominais. O fortalecimento e a definição dos músculos do abdômen, melhora também a condição dos músculos da lombar, dos ombros, dos braços e os glúteos.
Previne lesões. O fortalecimento muscular, dos ligamentos e dos tendões reduz as chances de lesões por esforço. Esse exercício também é recomendado para combater dores na coluna e prevenir hérnias de disco.
Melhora o equilíbrio. Com a musculatura abdominal fortalecida, a região central do corpo sustentará melhor a coluna e fará melhor distribuição do peso.

Variações do exercício

A prancha isométrica pode ser praticado de diversas maneiras, com ou sem o uso de aparelhos ou acessórios. Confira 3 variações do exercício com níveis diferentes de complexidade:

O método mais simples é a prancha isométrica de cotovelo, que consiste em ficar de barriga para baixo, apoiar os cotovelos no chão e os alinhar com os ombros, para então levantar o quadril e se apoiar apenas nas pontas dos pés. Durante o exercício, mantenha o abdômen contraído, empurre o umbigo para dentro, e procure alinhar o quadril com o tronco. Mantenha a posição por 15 segundos inicialmente e, gradativamente, aumente os intervalos, de acordo com a resposta positiva do corpo ao exercício.

Para intensificar o fortalecimento muscular, a prancha com joelho na direção do cotovelo é uma variação em que se levanta, alternadamente, os joelhos, levando-os em direção aos cotovelos. Esse exercício tem nível de complexidade mais elevado e exige, além do esforço físico, muito equilíbrio para não cair enquanto movimenta os joelhos.

Em outra variação, apoie-se nos cotovelos e eleve uma das pernas enquanto se equilibra com apenas 3 pontos de apoio. Essa variação fortalece bastante os glúteos. Assim como a variação anterior, esse exercício exige concentração e muito equilíbrio para não cair enquanto faz o movimento.

Antes de praticar qualquer atividade física, é importante consultar um(a) médico(a) e um(a) profissional da área para compreender suas limitações e definir seus objetivos.



BR-NON-00163 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.