8 dicas para acelerar o seu metabolismo de forma natural

Um metabolismo mais rápido favorece a queima de mais calorias

Um metabolismo mais rápido favorece a queima de mais calorias

Se você precisa controlar o peso por motivos de saúde ou até mesmo estéticos, acelerar o seu metabolismo pode ajudá-lo a atingir esse objetivo, já que o metabolismo mais rápido favorece a queima de mais calorias. Veja abaixo dicas para acelerá-lo:

  • Crie músculos. O corpo está constantemente queimando calorias, mesmo em repouso. Só que a quantidade de calorias varia de acordo com o tipo de tecido. Os músculos, por exemplo, queimam três vezes mais calorias do que a gordura, assim, quanto mais massa muscular você tiver, mais calorias serão queimadas, mesmo em repouso. Além disso, depois de um treino de força, os músculos estão ativados e aumentam o gasto calórico por um período maior.
  • Intensifique o seu treino. Os exercícios aeróbicos também podem acelerar o seu metabolismo, nas primeiras horas após um treino. Os exercícios de alta intensidade estão relacionados a um aumento maior na taxa metabólica em repouso do que os de intensidades média ou baixa. Para aumentar a intensidade, você pode incluir corridas intensas de distâncias curtas, durante a sua prática regular, ou experimentar uma aula mais intensa na academia.
  • Beba água. Para queimar calorias, seu corpo precisa de água. Se você estiver levemente desidratado, já corre risco do seu metabolismo ficar mais lento. Para ficar hidratado, beba um copo de água ou outra bebida sem açúcar (chá, por exemplo) antes de cada refeição ou lanche. Além disso, consuma frutas e vegetais, pois eles contêm água naturalmente.
  • Apimente as suas refeições. As pimentas têm componentes naturais que podem aumentar o metabolismo. O efeito é temporário, mas se usadas frequentemente, seu benefício pode aumentar.
  • Coma mais proteínas. O seu corpo gasta mais calorias digerindo as proteínas do que as gorduras e os carboidratos. Para uma alimentação balanceada, substitua alguns carboidratos por alimentos proteicos e sem gordura, como bifes magros, peru, peito de frango, peixe, tofu, nozes, feijões, ovos e laticínios com baixo teor de gorduras.
  • Tome um pouco de café preto. Além de gerar energia e facilitar a concentração, o café pode aumentar a taxa metabólica, mesmo que por um curto prazo. A cafeína também pode ajudá-lo a se sentir menos cansado e até melhorar a sua resistência durante o exercício, mas é preciso consumi-la com moderação.
  • Aposte no chá verde. Os chás verde e oolong combinam os benefícios da cafeína e das catequinas, substâncias que aceleram o metabolismo por algumas horas.
  • Evite as dietas radicais. Dietas de menos de 1.200 calorias diárias, para as mulheres, e de menos de 1.800 calorias, para os homens, são ruins para qualquer pessoa que queira acelerar o seu metabolismo. Apesar de essas dietas ajudarem a perder alguns quilos, elas desconsideram uma boa nutrição e podem levar a perda de músculos, o que desacelera ainda mais o metabolismo. Como resultado há uma menor queima calórica e um ganho de peso mais rápido do que antes da dieta.

 

CORP-1162377-0016 PRODUZIDO EM NOVEMBRO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat