7 dicas para quem quer começar a correr

Existem diversos cuidados que devemos ter antes de iniciar qualquer exercício físico

Existem diversos cuidados que devemos ter antes de iniciar qualquer exercício físico

A atividade física é muito importante para a saúde do nosso organismo. Porém, existem diversos cuidados que devemos ter antes de iniciar qualquer exercício físico, principalmente depois de períodos de grande inatividade ou sedentarismo.

A corrida não é uma atividade física leve e, por isso, se você é principiante ou se está recomeçando uma rotina de exercícios, deve adotar um ritmo realista e ir progredindo à medida que ganhar mais resistência e preparo.

Você deve estar atento também ao fato de que a corrida é um exercício de grande impacto para as articulações. Por isso, se você sofre de dores articulares, talvez seja melhor optar por outras atividades como a caminhada ou a natação.

O ideal, antes de praticar qualquer atividade física, é aconselhar-se com um médico.

Seguem algumas recomendações:

  • Escolha um calçado apropriado para a corrida: os tênis devem ser bem confortáveis, adaptados para os seus pés e serem próprios para correr.
  • Escolha roupas largas e confortáveis: o ideal é vestir roupas esportivas ou peças confortáveis que não limitem os seus movimentos.
  • Mantenha-se hidratado: evite correr nas horas de calor mais intenso e hidrate-se antes, durante e depois de realizar esforços físicos.
  • Faça aquecimento antes de iniciar a corrida e alongamentos ao terminá-la: antes de começar a correr, procure aquecer e alongar a musculatura de forma adequada e equilibrada. Inicie aquecendo corretamente todos os músculos dos membros inferiores e não se esqueça dos membros superiores. Efetue primeiro uma caminhada e vá aumentando o ritmo da passada até correr. Após a corrida, não se esqueça de alongar bem tanto os membros inferiores quanto os superiores.
  • Corra numa superfície plana: é preferível evitar as subidas e escolher superfícies planas e macias nos primeiros treinos. Prefira a terra ao asfalto, pois o impacto sobre as articulações é menor nessa superfície.
  • Corra 20 a 25 minutos, 2 a 3 vezes por semana: comece em um ritmo mais lento e vá aumentando até conseguir resistência para correr 30 minutos todos os dias.
  • Estabeleça objetivos: a princípio você não vai conseguir correr uma maratona, nem mesmo 10 quilômetros. Seja realista e estabeleça objetivos concretos, de acordo com a sua idade e a sua forma física. Vá elevando a sua meta progressivamente e não desista ao primeiro sinal de cansaço.

 

CORP-1162377-0016 PRODUZIDO EM NOVEMBRO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat