6 dicas para exercitar os músculos de forma mais eficiente

Exercitar os músculos algumas vezes por semana traz muitas vantagens para a saúde

Exercitar os músculos algumas vezes por semana traz muitas vantagens para a saúde: fortalece os músculos e os ossos, endireita a postura, melhora o humor e acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo queime ainda mais calorias, mesmo em repouso. Abaixo, listamos algumas dicas sobre o que fazer e o que não fazer para alcançar os melhores resultados. Lembre-se de sempre consultar o seu médico antes de começar uma atividade física nova, e procure pela orientação de um profissional de educação física para praticá-la da melhor forma possível.

  • Trabalhe todos os grupos musculares. O ideal é treinar os músculos de 2 a 3 vezes por semana, lembrando de trabalhar, semanalmente, todos os grupos musculares, incluindo peito, costas, ombros, pernas, braços, abdômen, quadris e costas. Dar atenção a apenas uma parte do corpo pode gerar desequilíbrios musculares e problemas de postura.
  • Comece devagar. No início, o ideal é escolher pesos leves para as primeiras três ou quatro semanas. Mesmo que você se sinta mais forte após alguns treinos, e acredite ser capaz de levantar mais pesos, não faça isso. Respeite o tempo de adaptação de que o seu corpo precisa para não se machucar.
  • Mantenha a postura adequada. Manter uma boa postura durante o treino é muito importante para alcançar resultados melhores e evitar lesões. Dica: Permaneça com os seus pés paralelos, como se você estivesse com esquis. Alinhe os joelhos com os dedões do pé e contraia o seu abdômen enquanto realiza o exercício. Mantenha os ombros para trás e para baixo, não se encolha e finalmente, alinhe as orelhas com os ombros.
  • Não tenha pressa. No começo, as séries com 8 a 10 repetições são as ideais. Posteriormente, tente aumentar para três séries com 12 a 15 repetições. Quando você conseguir fazer as 12 repetições na posição correta e se sentindo bem, pode ser a hora de aumentar o peso. Lembre-se de que realizar o movimento corretamente é mais importante do que a velocidade com que o executa e a quantidade de repetições.
  • Descanse. Os treinos de força causam pequenos danos ao tecido muscular. Descansando, você permite que os seus músculos recuperem-se desses microtraumas. É justamente o ciclo de dano e reparação que permite que eles se fortaleçam. Por isso, descanse por pelo menos 48 h antes de voltar a treinar o mesmo grupo muscular, e durma o suficiente para que o seu organismo se recupere bem.
  • Não prenda a sua respiração. Continue respirando enquanto você levanta e abaixa os pesos. Tente expirar ao levantá-los e inspirar ao abaixá-los.

 

CORP-1162377-0019 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat