5 cuidados importantes durante a prática de exercícios no verão

Com a elevação da temperatura, o risco de desidratação e de queimaduras solares aumenta

O verão é sinal de sol, praia, calor e exercícios ao ar livre. Mas preste atenção! Com a elevação da temperatura, o risco de desidratação e de queimaduras solares aumenta. Por isso, confira algumas dicas para se proteger.

  1. CUIDE DE SUA PELE

Ao praticar exercícios ao ar livre, é muito importante não descuidar da proteção da pele. Fique atento ao tempo de exposição ao sol e reaplique o protetor solar frequentemente, de acordo com as instruções da embalagem, inclusive se você estiver dentro da água.

Não esqueça de proteger também o pescoço, as orelhas e o couro cabeludo. A forma mais fácil de proteger essas zonas é usando chapéus, lenços e bonés.

 

  1. HIDRATE-SE

Exercitar-se no mar ou na piscina não é motivo para não se hidratar! Para evitar as câimbras e a desidratação, não se esqueça de beber bastante líquido ANTES, DURANTE E APÓS a atividade física.

Evite beber café antes de praticar exercícios, pois a cafeína é diurética e aumenta a probabilidade de desidratação.

 

  1. USE ROUPAS LEVES E CONFORTÁVEIS

No verão, prefira roupas leves e confortáveis para praticar exercícios, nem muito apertadas, nem muito largas. As roupas muito largas, com o calor e o suor, podem provocar irritações na pele devido ao atrito.

Evite também roupas escuras. Embora criem a ilusão de uma silhueta mais magra, elas retêm mais o calor, por isso são desaconselhadas para essas ocasiões.

Se decidir praticar exercícios sem camiseta, lembre-se de proteger a pele contra as queimaduras solares com um protetor adequado para o seu tipo de pele.

 

  1. ALIMENTE-SE DEPOIS DOS EXERCÍCIOS

Quando há aumento de temperatura, o apetite tende a diminuir. Mesmo assim, tenha o cuidado de se alimentar corretamente depois dos exercícios. É aconselhado ingerir carboidratos e proteínas, 30 minutos após uma atividade física, para repor suas energias.

 

  1. ADAPTE O RITMO À TEMPERATURA

A tendência é diminuirmos nossos ritmos durante o verão e isso se aplica também aos exercícios. Não exceda o seu ritmo em dias muito quentes. Durante o exercício, a sensação térmica aumenta junto com a temperatura corporal e o ritmo cardíaco acelera. O calor aumenta a transpiração, fazendo com que se perca líquidos mais facilmente e se respire com mais dificuldade, especialmente se o ar estiver úmido.

 

 

CORP-1162377-0017 PRODUZIDO EM DEZEMBRO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat