Alguns cuidados técnicos antes de correr podem minimizar o risco de lesões. Confira algumas dicas para melhorar a sua corrida. Lembre-se sempre de consultar o seu médico e um profissional de educação física antes iniciar qualquer atividade física nova.

  • Aumente o tempo e/ou a distância aos poucos. Se você é principiante, o ideal é começar correndo 1,5 km, três vezes por semana, intercalando um dia de descanso entre os treinos. A cada semana, você pode aumentar a distância ou o tempo em 10%. Quando habituar-se, você poderá fazer um treino mais intenso, alternando quatro minutos de corrida com um de caminhada. Gradualmente, aumente o tempo de corrida entre os períodos de caminhada. Fazer treinamentos de força e flexibilidade, algumas vezes por semana, também ajuda a melhorar a sua performance e diminuir o risco de lesões. 
  • Mantenha a postura adequada. Uma postura correta mantém a sua coluna alinhada e aumenta a eficiência da corrida. Os ombros devem estar para trás, a bacia reta e o abdômen contraído. Não arqueie as costas e não se curve empinando o bumbum. Flexione os braços em um ângulo maior do que 90° e deixe-os balançar livremente. Esse movimento ajuda a manter o equilíbrio e proporciona um impulso maior. 
  • Cuidado ao correr descalço. Apesar de ser uma tendência que promete melhorar a performance da corrida, os possíveis benefícios e malefícios dessa prática ainda dividem as opiniões dos especialistas. Na dúvida, prefira um par de tênis de corrida mais leve e adequado para o seu tipo de pisada.
  • Evite as passadas muito longas. Quando você dá passos muito longos, acaba forçando ainda mais as suas pernas e aumenta a chance de dores nos pés, nas canelas e nos joelhos. Para prevenir as lesões, dê passos mais curtos e rápidos em vez das passadas longas.

 

CORP-1162377-0019 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.