3 sinais do excesso de exercícios

Fazer exercícios regularmente é essencial para uma boa saúde, tanto física como mental, mas pode ser prejudicial quando em excesso

Fazer exercícios regularmente é essencial para uma boa saúde, tanto física como mental, mas pode ser prejudicial quando em excesso. Enquanto algumas pessoas lutam contra o sedentarismo, outras se exercitam mais do que o seu corpo pode suportar. Veja abaixo alguns sinais que podem indicar que a quantidade de exercícios que você realiza está passando do ponto:

  • Frequência cardíaca elevada fora da academia. Há muitos motivos para os batimentos cardíacos ficarem mais rápidos, e esforçar-se demais é um deles. Exagerar nos exercícios pode causar dor, desidratação ou desequilíbrio eletrolítico, sintomas que podem aumentar a frequência cardíaca. Se essa estiver mais alta do que o normal por períodos mais extensos após os exercícios, talvez seja necessário diminuir o ritmo e incluir períodos para se hidratar, reabastecer e recuperar as suas forças. Se nada mudar, procure o seu médico para descartar outras possíveis causas.
  • Dor constante. Ficar com o corpo um pouco dolorido depois de se exercitar é normal, mas essa sensação não deve ser contínua. Se você está sempre dolorido, pode ser um sinal de que o seu corpo não está se recuperando de forma apropriada, o que só acontece quando os músculos e o sistema nervoso não recebem os nutrientes e o descanso necessários para se adaptar. Nesse caso, reduza os dias de exercícios de alta intensidade para dois ou três durante a semana e deixe os outros para exercícios aeróbicos de baixo impacto e para se recuperar.
  • Letargia. Fazer exercícios deveria aumentar o seu ânimo, não diminuir a sua energia. A letargia, nesse caso, pode ser sinal de esgotamento. A fatiga pode levar à irritabilidade, à depressão, a uma redução no apetite e a problemas de sono. A solução, nesse caso, é descansar alguns dias para que o corpo consiga se reajustar.

Nos dias de descanso, aproveite para comer bem, de forma variada e saudável, hidratar-se, caminhar e dormir bem. Dê oportunidade para que o seu corpo recupere-se adequadamente.

 

CORP-1162377-0017 PRODUZIDO EM DEZEMBRO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat