Se por algum motivo você deixou de se exercitar por uma ou algumas semanas, voltar para o treino pode ser um desafio. Tentar retomar exatamente de onde parou não é uma boa ideia, principalmente se tiver ficado ausente por causa de alguma lesão. Mas como o importante é retomar a rotina de atividades físicas, relacionamos algumas dicas do que você pode fazer para voltar a se exercitar de forma segura:

  • Aceite o seu novo “nível”. Se está recomeçando, provavelmente está mais fraco e mais lento do que antes de parar de se exercitar. Então não tente voltar à ativa fazendo tudo exatamente como antes, pois isso pode levar a lesões. Seja paciente consigo mesmo e eventualmente você voltará para o ponto em que estava.
  • Reveja conceitos básicos. Se costumava andar ou correr, diminua a distância percorrida e também a intensidade nos primeiros dias. Se fizer exercícios de força, recomece com cerca de 10% menos peso do que costumava usar e descanse após algumas poucas séries, daí veja como está se sentindo e ajuste de acordo. Por exemplo, se estiver acostumado com o peso de 10 kg, opte por usar um de 9 kg no mínimo. Se não tiver essa opção, escolha o próximo disponível com menor peso.
  • Planeje-se. Escreva uma lista em uma folha de papel ou no seu celular com quais atividades você vai praticar, quando e em que ordem. Quanto mais específica a descrição sobre o tipo de exercício, peso, séries, repetições e meta semanal, melhor. Assim ficará mais fácil se comprometer, não perder tempo e recuperar a rotina.

Você Sabia?

Exercícios curtos trazem efeitos benéficos

A atividade física tem efeitos benéficos na sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando a sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua autoestima.

Não importa o tipo de exercício que você escolha fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.