Conheça a vitamina A e os seus benefícios

Postado em 06/12/2018

Conheça a vitamina A e os seus benefícios Nosso corpo não produz vitamina A, por isso, é importante ingerir alimentos ricos nessa vitamina.

A vitamina A, também conhecida como retinol, é um nutriente necessário para a renovação celular e a manutenção do sistema imunológico, que contribui para o crescimento e a formação de colágeno. Além dos benefícios já citados, esse nutriente tem função antioxidante, por isso, previne a ocorrência de doenças cardiovasculares, combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e pode prevenir o desenvolvimento do câncer de pele.

O desmame precoce pode causar carência de vitamina A, pois o leite materno é rico nessa vitamina importante para o desenvolvimento das crianças até os seis meses de idade. Por fortalecer o sistema imunológico, a deficiência dessa vitamina pode causar frequentes infecções, decorrentes da incapacidade do organismo de se defender.

A quantidade ideal

É importante conhecer as quantidades de que nosso corpo necessita de cada vitamina. A deficiência de vitamina A pode causar lesões na córnea e, se não tratada, levar à cegueira. Nenhuma vitamina em excesso é benéfica para o corpo e exceder as quantidades recomendadas de vitamina A pode resultar em dores nas articulações, queda de cabelo, pele seca e tonturas. O excesso de vitamina A pode ser tóxico e levar ao coma.

Cada fase da vida necessita de uma quantidade mínima específica de vitamina A. Manter uma alimentação balanceada e diversificada pode ser suficiente para alcançar os valores e manter o correto funcionamento do organismo. Até os 8 anos de idade recomenda-se a ingestão de, no mínimo, 400 mcg/dia, uma quantidade que aumenta com a idade, dos 9 aos 13 anos necessita-se de 600 mcg/dia. Já na adolescência e na fase adulta, os valores variam entre homens e mulheres, 900 e 700 mcg/dia, respectivamente, para atender as necessidades fisiológicas de cada corpo. Devido a necessidade de nutrientes elevada nas fases de gestação e amamentação, a quantidade mínima recomendada passa a ser de 750 mcg/dia para gestantes e 1.200 mcg/dia para lactantes.

Fontes

A vitamina A geralmente está associada a vegetais, como carotenóides, de coloração alaranjada: mamão, cenoura, goiaba vermelha, abóbora, damasco, pêssego e laranja. Os alimentos de origem animal também podem ser ricos em vitamina A. Na forma de retinol, pode ser encontrada nas vísceras, na gema de ovos, no fígado, nos leites integrais e nos queijos, principalmente no queijo minas, no requeijão e no queijo prato. Acelga, espinafre, couve e brócolis são vegetais verdes-escuros que podem ser importantes aliados para a ingestão de vitamina A, além de colorirem os pratos. Nosso corpo não produz vitamina A, por isso, é importante ingerir alimentos ricos nessa vitamina.

 

 

CORP-1272663-0000 PRODUZIDO EM OUTUBRO/2018 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat