As vitaminas e as proteínas são essenciais para fortalecer os ossos e evitar a osteoporose

Postado em 25/10/2018

As vitaminas e as proteínas são essenciais para fortalecer os ossos e evitar a osteoporose A osteoporose diminui a densidade dos ossos e aumenta o risco de fraturas.

O cálcio é um grande aliado do corpo para a renovação periódica do esqueleto. Esse mineral é encontrado em grandes quantidades no leite e nos seus derivados. Durante a infância e a adolescência, período em que a ingestão do cálcio é fundamental, 90% da massa óssea é desenvolvida.

Manter uma alimentação rica em vitaminas e proteínas é essencial para a manutenção dos ossos na fase adulta, quando o corpo começa a envelhecer. A vitamina D auxilia na absorção do cálcio e pode ser encontrada nos peixes, nos ovos e no leite de soja, além de ser produzida pelo corpo com a exposição aos raios solares. Recomenda-se tomar, no mínimo, 15 minutos de sol por dia para a produção das quantidades adequadas de vitamina D. Essa substância ainda pode auxiliar na prevenção de doenças como o diabetes e combater a obesidade.

Vegetais verdes-escuros como brócolis, espinafre e couve são ricos em vitamina K, que auxilia o corpo na coagulação sanguínea e na fixação do cálcio na massa óssea. A vitamina K também pode auxiliar na saúde dos vasos sanguíneos, mantendo-os elásticos, e favorecer a cicatrização.

As proteínas são os macronutrientes responsáveis pelo desenvolvimento de massa magra, que protege o tecido ósseo. Alimentos como carnes, leguminosas, leites e ovos são fontes de proteína.

Ter uma alimentação equilibrada pode ser suficiente para manter a saúde em dia. Procure seu(ua) médico(a) caso tenha dificuldade de incluir na rotina alimentos ricos em vitaminas e proteínas. Existem alternativas para suplementar a falta dessas substâncias essenciais para a manutenção da saúde óssea.

 

CORP-1270579-0000 PRODUZIDO EM OUTUBRO/2018 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat