Ingerir os alimentos certos pode alavancar seus esforços para emagrecer e lhe dar mais disposição. Mas a vida agitada torna a alimentação correta um verdadeiro desafio. Estas 6 dicas podem ajudar:

  1. Inicie cada dia com um café da manhã saudável. Pessoas que tomam café da manhã têm menos chances de comer em excesso durante o dia. Outra vantagem: tomar um café da manhã saudável pode ajudá-lo a ter a disposição necessária para exercer as atividades do dia.
  2. Coma mais alimentos integrais. A inserção de alimentos integrais na sua dieta, como pães e massas integrais, aveia e arroz integral, pode ajudá-lo a manter um peso saudável.
  3. Coma uma grande variedade de legumes e verduras. Tente ingerir legumes e verduras de cores variadas (verde, vermelho e laranja, por exemplo), pois cada cor oferece nutrientes diferentes. Na cor vermelha, lembre-se da beterraba e dos pimentões vermelhos. No verde há o brócolis e o espinafre. A cenoura e a batata-doce são boas escolhas na cor laranja.
  4. Tenha lanches saudáveis sempre à mão. Ingerir lanches saudáveis ajuda a controlar a fome e a evitar a comida em excesso. Pense sempre em comer menos gordura e menos açúcar. Frutas frescas, queijo light e cereais ricos em fibras são opções saudáveis e muito saborosas.
  5. Fique de olho na quantidade. Preste atenção nas porções impressas nas embalagens e na quantidade de comida ao fazer seu prato. As porções vendidas em restaurantes costumam ser grandes. Por isso, tente dividir uma refeição com alguém ou levar metade para casa quando comer fora.
  6. Limite os doces, as gorduras e os óleos. Tente diminuir a ingestão de alimentos e bebidas ricos em açúcar adicionado. Limite as gorduras e o óleos também. Se precisar usá-los, prefira os tipos mais saudáveis, como o azeite de oliva e o óleo de canola.

 

Lembrete importante: converse sempre com um médico antes de fazer quaisquer alterações em sua dieta. Em geral, a maioria das pessoas deve focar em uma dieta que:

  • Tem como base frutas, legumes, verduras, produtos integrais, produtos sem gordura e laticínios desnatados.
  • Contém carnes magras, aves, peixes, grãos e oleaginosas.
  • Tem pouca gordura saturada, gordura trans, colesterol, sal e açúcar adicionado.

Você Sabia?

Você é o que você come!

Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diferenciada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.

O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.