6 dicas para ser mais feliz

A forma como você encara a vida faz mais diferença do que as condições que o cercam

Em 2016, a Dinamarca foi considerada o país mais feliz do mundo. Lá, eles tem um modo de vida único, chamado hygge (pronuncia-se “hu-ga”), mais relacionado com a forma como eles encaram a vida do que com as condições que os cercam. Apesar do termo não ter uma tradução literal, ele deriva de uma palavra norueguesa que significa bem-estar e é associado também à ideia de aconchego. Pode ser considerado um bem-estar mais ativo e consciente. Confira, a seguir, 6 dicas para ser mais feliz, vindas diretamente desse estilo de vida:

  • Crie uma atmosfera aconchegante. Decore a sua casa para garantir que ela seja um refúgio para você. Utilizar velas, elementos naturais (como plantas, madeiras etc.) e diferentes texturas pode ajudar a torná-la mais convidativa e calorosa.

 

  • Tenha um “kit para emergências”. Em vez de chegar em casa e mergulhar no sofá em frente à TV, tente relaxar cuidando de você de alguma forma. Você pode preparar um kit com velas, um chocolate de qualidade, ervas para fazer um chá, um bom livro ou um caderno para escrever pensamentos ou ainda um álbum de fotos. O objetivo é fazer com que você descanse sua mente de uma maneira mais consciente e significativa.

 

  • Aprenda alguma atividade manual. Trabalhos manuais como tricotar ou fazer artesanato, por exemplo, são ótimos para diminuir o ritmo e focar em algo prazeroso, além de produzir algo palpável de que você possa se orgulhar depois.

 

  • Contemple a natureza. Pesquisas mostram que andar em meio à natureza ajuda a diminuir a ansiedade e as preocupações, além de melhorar as habilidades cognitivas. E você não precisa necessariamente pegar o carro e viajar para isso, basta ir a um parque ou a uma praça perto da sua casa. O segredo é criar hábitos saudáveis e simples, que se encaixem bem na sua rotina para que, dessa forma, não sejam deixados de lado.

 

  • Inicie novas tradições com as pessoas que você ama. Estar junto de pessoas queridas é uma grande parte do conceito do hygge. Para facilitar os encontros e o tempo passado com a família e os amigos, crie novas tradições envolvendo atividades que tragam conforto e conexão, como uma noite de jogos de tabuleiro, jantares caseiros em que todos participem da preparação da comida, caminhadas no parque etc. Vale qualquer atividade significativa que una ainda mais o grupo e os laços ao longo dos anos.

 

  • Pratique a gratidão e saboreie as coisas simples da vida. Perceba e seja grato pelas pequenas coisas, como andar de bicicleta em um dia bonito, tomar uma xícara de chocolate quente ou reassistir ao seu filme favorito. Pesquisas mostram que as pessoas que se sentem gratas são mais felizes, mais úteis, mais indulgentes e menos materialistas.

 

 

CORP-1162377-0021 PRODUZIDO EM MAIO/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat