5 dicas para combater a insônia e dormir melhor

Postado em 13/11/2018

ws_insonia Uma pessoa com insônia já começa o dia com a sensação de cansaço.

A insônia normalmente prejudica a qualidade de vida das pessoas que sofrem desse distúrbio. A incapacidade de adormecer ou de permanecer dormindo por toda a noite resulta na sensação de cansaço. Esse distúrbio geralmente causa falta de energia e diminui os desempenhos profissional e nos estudos.
Ansiedade, estresse, maus hábitos alimentares e de sono podem causar ou intensificar a insônia. Confira abaixo 5 dicas para combater a insônia e ter melhores noites de sono:

Atividade física

Praticar exercícios físicos é essencial para manter a saúde, mas é recomendável que a atividade seja praticada até no máximo 3 horas antes do horário em que se pretende dormir. Apesar dos exercícios físicos reduzirem a ansiedade, outro fator que causa a insônia, a agitação e a exposição à claridade dificultam a sonolência.

Crie um local aconchegante para dormir

Invista em travesseiros, colchão e cortinas bons. Qualquer luminosidade no quarto pode influenciar a qualidade do sono, por isso, indica-se o uso de boas cortinas para impedir que a claridade externa entre pela janela. Outros pontos de luz como a do roteador, do celular e até mesmo do despertador podem causar insônia. Travesseiros e colchões devem ser trocados ao mostrarem imperfeições que atrapalhem o sono. A altura do travesseiro deve ser escolhida de acordo com a posição em que se dorme, por exemplo, se você dorme de lado, o travesseiro precisa ser um pouco mais alto, para que seu pescoço fique alinhado com a posição da coluna. O colchão deve proporcionar conforto na hora de dormir, se ele faz com que você acorde com dores no corpo, talvez esteja na hora de trocá-lo.

Adote hábitos regulares de sono

A insônia geralmente deixa as pessoas que sofrem desse distúrbio indispostas e sonolentas. Procure evitar os cochilos durante o dia, pois apesar deles ajudarem na disposição, tendem a piorar o sono noturno. Mesmo aos finais de semana, tente deitar e levantar sempre nos mesmos horários. Isso fará com que seu corpo entenda qual o período ideal para adormecer e despertar.

Cuidado com os eletrônicos

A exposição à claridade emitida pelos aparelhos eletrônicos inibe o sono. Tente manter a mente relaxada, assistir a séries e jogar ou navegar na internet podem causar excitação e prejudicar o adormecer. Desconecte-se, pelo menos, 1 hora antes de dormir e relaxe.

Cuidado com as bebidas

Evite o consumo de álcool ou bebidas estimulantes como café, chá preto, chá-mate, refrigerantes e energéticos. O recomendado é que essas bebidas sejam consumidas até no máximo 5 horas antes de dormir. Bebidas com elementos calmantes, como chás de camomila, erva-doce e erva-cidreira, podem auxiliar no relaxamento do corpo e promover uma melhor noite de sono.

 

 

CORP-1270579-0000 PRODUZIDO EM OUTUBRO/2018 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat