4 formas pelas quais se levam alérgenos para dentro de casa sem perceber

O pólen presente no ar durante a primavera pode piorar os sintomas das alergias respiratórias

O pólen presente no ar durante a primavera pode piorar os sintomas das alergias respiratórias

Se quando chega a primavera, começam também os espirros constantes, é possível que você tenha uma alergia sazonal, causada principalmente pelo pólen que se espalha no ar. Às vezes, ficar dentro de casa não é o bastante para se ver livre dos agentes alérgenos. Abaixo, listamos 4 formas pelas quais o pólen pode entrar na sua casa sem que você perceba:

Nº 1 – Roupas

O pólen pode se acumular em vestidos, camisas, calças e saias quando se está em ambientes externos.

Dica: Escove suas roupas ao entrar em casa. Segundo uma pesquisa, essa medida remove até 68% do pólen. Trocar ou tirar as camadas de roupas mais externas logo na porta é uma ideia ainda melhor. Se possível, lave as roupas a seco e/ou em ambientes internos. As roupas, toalhas e lençóis pendurados no varal podem ser um reduto de pólen.

 

Nº 2 – Botas e sapatos

Cada centímetro dos calçados pode reter ainda mais pólen que as roupas. A razão é simples: os esporos de pólen caem no chão e aderem aos sapatos a cada passo que se dá sobre eles. Os alérgenos sazonais podem se acumular nas solas e na parte superior dos sapatos.

Dica: Retire os sapatos na porta.

 

Nº 3 – Cabelo e pele

Seu cabelo (principalmente se você usa gel fixador, laquês ou ceras), suas mãos e qualquer parte do corpo exposta aos ambientes externos podem armazenar alérgenos sazonais e dar-lhes uma carona para dentro da sua casa.

Dica: Após as atividades externas, tome um banho e lave o seu cabelo.

 

Nº 4 – Janelas abertas

O vento leve que entra em sua casa pode trazer pólen.

Dica: Feche bem as janelas e, se tiver ar condicionado em casa, ligue-o no modo recirculação para filtrar o ar interno quando o nível de pólen estiver alto. Geralmente, os fabricantes recomendam a troca do filtro a cada 3 meses.

Você também pode utilizar um purificador de ar para filtrar a poeira e o pólen do ar da sua casa.  Dê preferência a um aparelho equipado com filtro HEPA, que é mais eficaz em reter partículas minúsculas presentes no ar.

 

CORP-1162377-0013 PRODUZIDO EM JULHO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat