3 passos para acabar com maus hábitos

Pode parecer difícil, mas é possível ser livrar de hábitos nocivos

Pode parecer difícil, mas é possível ser livrar de hábitos nocivos

A maioria das pessoas tem algum hábito ou mania da qual gostaria de se livrar. Seja comer fora de hora, fumar, roer a unha, ingerir coisas não muito saudáveis, ficar muito tempo na frente da TV ou deixar o que deve ser feito para depois. A boa notícia é que é possível se ver livre deles. Veja abaixo 3 dicas para conseguir largá-los:

  • Conecte-se com o impulso. Um estudo com fumantes percebeu que treinar a mente foi duas vezes mais eficaz para ajudar as pessoas a parar de fumar do que o programa padrão baseado no comportamento. Aparentemente, conectar-se com os sentimentos associados ao impulso ajuda você a entender o motivo que o leva ao hábito e a tornar-se menos escravizado por ele, deixando-o ir.
  • Mude o seu ambiente. As coisas que estão ao seu redor podem encorajar um mau hábito ou facilitar um bom. Se você quer parar de comer doces e tem um pote de balas em cima da mesa, por exemplo, vai ser muito mais fácil cair na tentação. Neste caso, você poderia trocar os doces por frutas ou outro lanchinho saudável. Se não consegue parar de checar se há notificações do celular, deixe-o fora da vista, dentro da bolsa ou da gaveta. Perceba o que favorece o hábito e diminua os estímulos.
  • Substitua um hábito ruim por um bom. Maus hábitos normalmente têm gatilhos que fazem com que você tenha a necessidade de praticá-los. Um exemplo disso é começar a roer a unha quando está estressado. Ao perceber qual é o gatilho para o seu hábito, crie um plano de ação para que o gatilho não seja ativado. No exemplo da unha, quando perceber que está ficando estressado, comece a respirar profundamente para se acalmar.

 

CORP-1162377-0015 PRODUZIDO EM SETEMBRO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat