Saúde íntima da mulher

Quando falamos de saúde feminina, a primeira coisa em que pensamos é a prevenção do câncer de mama, mas tão importante quanto preveni-lo é o cuidado com a higiene íntima. A higiene íntima, assim como escovar os dentes e tomar banho, deve ser parte do cuidado diário com o corpo. O asseio elimina odores e previne infecções bacterianas ou por protozoários, e a proliferação de fungos.

A região íntima feminina possui uma proteção natural, a flora vaginal, que é uma população de bactérias do grupo Lactobacillus casei. Essas bactérias convertem lactose e outros açúcares simples em ácido lático, acidificando a região e prevenindo a proliferação de microrganismos nocivos. A proteção oferecida pela flora não é completa, e por isso, é necessária a higiene adicional.

A higiene íntima não significa higiene interna e não deve ser excessiva. A limpeza deve se concentrar na área da vulva e não envolver a vagina, que não necessita de uma limpeza intensa e possui pH menos ácido. Preferencialmente, devem ser realizadas três higienizações ao dia, dando-se atenção especial à parte externa, cuidando para que não se acumule esmegna, resíduo branco formado pela combinação de células epiteliais, óleo e gordura genital, nas pregas de pele dessa região.

Precauções

  • Não é aconselhável exagerar na depilação; realizar duchas vaginais; e usar lenços umedecidos ou papel higiênico perfumado;
  • É aconselhável utilizar produtos específicos para higiene íntima; fazer uma higienização após contatos íntimos; e dar preferência ao uso de peças íntimas de tecidos arejados, que permitam a respiração da pele.



BR-NON-00057 PRODUZIDO EM SETEMBRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.

 

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.