Postado em 25/03/2019

Março azul-marinho: mês de prevenção e conscientização sobre o câncer colorretal
90% dos casos de câncer colorretal ocorrem em indivíduos com mais de 50 anos de idade.

No câncer colorretal, os tumores aparecem no cólon e no reto, partes do intestino grosso. O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de cerca de 5%, sendo que, aproximadamente, 70% dos tumores aparecem no cólon e 30% no reto.


A maioria dos tumores tem origem em pólipos, pequenas elevações na parede do cólon ou do reto. Essas elevações crescem lentamente, o que permite que sejam identificadas e retiradas, através da colonoscopia, um tipo de exame, antes de se tornarem tumores malignos.

Sinais e sintomas

Nos estágios iniciais, a doença, geralmente, não causa sinais e sintomas. Recomenda-se procurar seu(ua) médico(a), caso apresente um ou mais dos sintomas:

  • diarreia ou constipação;
  • sangramento ao evacuar;
  • anemia sem causa aparente;
  • desconforto abdominal, com gases e/ou cólicas;
  • sensação de intestino vazio;
  • vontade frequente de evacuar, mesmo com intestino vazio.
Prevenção

O câncer colorretal está relacionado a dietas não balanceadas, ricas em carnes vermelhas e processadas, e gorduras; sedentarismo; obesidade; tabagismo; e alcoolismo. Manter uma dieta balanceada e rica em frutas, verduras e vegetais pode diminuir o risco de desenvolvimento dos tumores. Atividades físicas auxiliam no controle do peso, principalmente entre os homens, que têm maior propensão para desenvolver esse tipo de câncer.

Tratamento

O tratamento das pessoas com tumores em estágios iniciais é menos agressivo e consiste na retirada do pólipo e das lesões, através de colonoscopia ou pequenas cirurgias com ressecções locais dos tumores. Em casos específicos, recomenda-se sessões de quimioterapia complementares (coadjuvantes). Quanto mais avançado o estágio do câncer, mais agressivo deve ser o tratamento, podendo ser necessárias radioterapia e quimioterapia, mesmo antes de procedimentos cirúrgicos.

BR-NON-00001 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.

 

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.