Postado em 04/04/2019

Intestino preso: conheça as causas e o tratamento

A constipação, ou intestino preso, pode provocar diversas complicações diárias. Estima-se que 17% da população brasileira sofra desse problema. Inchaço abdominal, dores, desconforto e infrequência na evacuação são características de problemas no trato intestinal. A constipação pode ocorrer devido a uma gestação ou ser causada por doenças, uso de medicamentos, estresse e, principalmente, alimentação inadequada.

Para que o intestino funcione de maneira correta e saudável, são essenciais a ingestão de água, uma alimentação balanceada, com porções de 25 a 30 gramas de fibras por dia, e a prática regular de exercícios físicos, hábitos que ajudam o intestino a produzir estímulos musculares.

Causas

Os alimentos ingeridos são processados e enviados para o intestino. Nesse percurso, o corpo extrai os nutrientes dos alimentos. Quando o percurso até o intestino leva mais tempo do que o necessário, o organismo tende a absorver mais água, tornando as fezes secas. Muitos fatores podem diminuir os movimentos do trato intestinal e causar constipação, tais como:

  • Use as escadas ao invés do elevador;
  • Faça os pequenos trajetos a pé e não de carro;
  • Dê uma volta no quarteirão com seu cachorro;
  • Faça exercícios enquanto assiste à TV.

Tratamento

A maioria dos casos de constipação pode ser tratada alterando a rotina alimentar. Incluir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de água e manter uma rotina de atividades físicas podem aliviar os sintomas e fazer com que o intestino volte a funcionar de maneira correta. Em casos mais graves, podem ser necessários medicamentos para ajudar o corpo a processar os alimentos e evacuar, ou ainda cirurgias para evitar tumores e alterações anatômicas. Converse sempre com um(a) médico(a) antes de fazer quaisquer alterações na sua dieta e no seu estilo de vida.

BR-NON-00001 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.

 

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.