Postado em 31/01/2019

Usar fones de ouvido no volume máximo produz um ruído similar a de britadeiras ou sirenes de ambulâncias.

Os fones de ouvido estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, porém o uso excessivo e a falta de cuidado com o volume podem prejudicar a audição de forma irreversível.

A unidade de medida decibel (dB) é usada para medir a intensidade dos sons. O ouvido humano pode suportar, sem sofrer danos, 80 dB por até 8 horas diárias.

Em uma conversa entre duas pessoas, a intensidade do som pode variar de 40 a 60 dB, já em um show de rock, varia de 110 a 140 dB. As sirenes de ambulâncias podem alcançar 120 dB.

Os fones de ouvido alcançam 110 dB, em média, e é muito comum escutarmos o que outras pessoas ouvem em seus fones nas ruas, nos ônibus e nos metrôs. Essa exposição contínua pode causar danos à audição irreversíveis.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), usar fones de ouvido por mais de 90 minutos por dia, em volumes elevados, aumenta o risco de desenvolvimento de zumbido ou perda auditiva. O risco aumenta em 70% quando a exposição acontece na potência máxima dos fones de ouvido.

São sinais de problemas na audição:

  • Sentir que é mais fácil ouvir vozes masculinas do que femininas;
  • Ter dificuldade em distinguir sons agudos;
  • Ter a impressão de que as vozes das outras pessoas parecem sussurradas ou arrastadas.

Para não causar problemas, a intensidade do som não deve ficar acima dos 75 dB, especialmente por longos períodos. Se outras pessoas conseguem escutar ou reconhecer a música que você está ouvindo, o volume do seu aparelho sonoro está muito alto e você deve começar a proteger melhor a sua audição.

CORP-1277916-0000 PRODUZIDO EM JANEIRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter e melhorar o bem-estar e a saúde!

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter um peso adequado são algumas das muitas formas que existem para iniciar uma vida saudável.

 

O segredo está nas pequenas mudanças em sua vida.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.