O MELHOR REMÉDIO AINDA É A PREVENÇÃO.

 

ALIMENTE-SE BEM

Frutas, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores contra o câncer. Reduza ao máximo em sua dieta os alimentos ricos em gorduras ou conservantes.

 

MANTENHA-SE FISICAMENTE ATIVO

Dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear e cuidar da casa são formas de manter-se ativo e evitar a obesidade, associada a todo tipo de doenças, inclusive ao câncer.

EVITE AS BEBIDAS ALCOÓLICAS

O consumo de bebidas alcoólicas, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer. O alcoolismo está relacionado também à gênese dos cânceres de fígado, reto e, possivelmente, mama.

PROTEJA-SE DO SOL

Evite a exposição ao sol entre as 10 e 16 horas e use proteção adequada (chapéu, barraca e protetor solar, que deve ser usado inclusive nos lábios). A exposição solar tem efeito cumulativo ao longo da vida e seu excesso está associado ao câncer de pele.

ABANDONE O CIGARRO

Essa é a primeira regra para prevenir cânceres, especialmente os de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago. Parar de fumar e de poluir os ambientes fechados é essencial para a prevenção do câncer.

MANTENHA A SUA SAÚDE EM DIA

Mantenha a sua carteira de vacinação atualizada, consulte o seu médico regularmente e seja pontual em seus exames preventivos.