Postado em 04/04/2019

Você sabe quais os benefícios que uma dieta rica em fibras pode oferecer?

Uma dieta rica em fibras pode beneficiar de inúmeras maneiras o organismo. Além de ajudar a prevenir doenças crônicas como o diabetes, as doenças do coração e até alguns tipos de câncer, as fibras também aumentam a sensação de saciedade, contribuindo para o controle do peso. Outras vantagens são a melhora do trânsito intestinal e o alívio da prisão de ventre e de outros problemas gastrointestinais.

Junto ao consumo de fibras, é importante aumentar o consumo de água, pois elas trabalham em conjunto, favorecendo o funcionamento do intestino. Recomenda-se consumir de 13 a 25 g de fibras por dia. Existem dois tipos diferentes de fibras:

  • Fibras solúveis. São as fibras mais comuns, encontradas em frutas, verduras e legumes. Esse tipo de fibra forma um gel viscoso que não é digerido pelo intestino grosso e está diretamente relacionado a prevenção de doenças cardiovasculares e redução nos níveis de colesterol.
  • Fibras insolúveis. São encontradas nas camadas externas de cereais, verduras e legumes. As fibras insolúveis são grandes aliadas para o bom funcionamento do intestino, o controle da glicemia (níveis de açúcar no sangue) e a manutenção do peso.

Alimentos ricos em fibras

Aveia. É rica em vitamina B e proteínas. Cada 100 g de aveia contém aproximadamente 9,5 g de fibras. A aveia é rica em fibras solúveis, que auxiliam no controle do peso e do colesterol LDL.

Sementes de chia. São ricas em fibras solúveis, ômega-3 e vitaminas do complexo B. Grande aliada para o controle da glicemia e melhora do sistema imunológico, a chia aumenta a sensação de saciedade e auxilia no controle do peso.

Cenoura. É uma rica fonte de fibras, vitaminas, cálcio, ferro e magnésio. Cenouras auxiliam na eliminação de toxinas e estimulam o trato intestinal, diminuindo a sensação de mal-estar causada pela prisão de ventre.

CORP-1278732-0000 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Você é o que você come!

Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diferenciada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.

O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.