Postado em 05/03/2020

Vitaminas e nutrientes que não podem faltar na dieta das mulheres

As vitaminas desempenham papéis importantes no organismo humano, seja no metabolismo, na composição ou no funcionamento de órgãos e tecidos. Uma alimentação variada e rica em frutas, legumes, verduras e diferentes tipos de carne provê diferentes vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde, sendo mais indicada do que a ingestão de suplementos comerciais. Confira abaixo alguns nutrientes e vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo feminino:

Fibras

Uma dieta rica em fibras pode beneficiar de inúmeras maneiras o organismo. Além de ajudar a prevenir doenças crônicas como o diabetes, as doenças do coração e até alguns tipos de câncer, as fibras também aumentam a sensação de saciedade, contribuindo para o controle do peso. Outras vantagens são a melhora do trânsito intestinal e o alívio da prisão de ventre e de outros problemas gastrointestinais. Recomenda-se consumir 25 g de fibras por dia e, junto ao consumo delas, é importante aumentar o consumo de água, favorecendo o funcionamento do intestino.

Ômega 3

O ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias, contribui para o bom funcionamento do cérebro, ajudando na memória e na performance, acelera o metabolismo, aumentando a queima de calorias, previne o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, e ajuda no controle dos níveis de colesterol. Peixes gordurosos como o salmão, o atum e a sardinha, além de oleaginosas, são boas fontes de ômega 3.

Magnésio

Ele é necessário para mais de 300 reações bioquímicas que ocorrem no organismo, ajudando a manter as funções neurológicas e musculares. O magnésio tem importante participação no ritmo cardíaco, melhora o sistema imunológico, ajuda no fortalecimento dos ossos e regula os níveis de açúcar no sangue e a pressão sanguínea.

Vitaminas do complexo B

Entre as vitaminas do complexo B, as vitaminas B6, B12 e o ácido fólico podem ser consideradas essenciais para o organismo da mulher. O folato (ácido fólico) ajuda a formar e manter o cérebro e a medula espinhal saudáveis, compõe o DNA e o RNA, e evita a ocorrência de modificações no DNA que podem levar ao câncer. As vitaminas B6 e B12 contribuem para o bom funcionamento do sistema neurológico e do metabolismo, e participam da tonificação muscular. Elas ajudam o corpo a transformar os alimentos em combustível para o organismo, além de contribuírem para pele, cabelo e olhos saudáveis.



BR-NON-00163 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Você é o que você come!

Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diferenciada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.

O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.