Postado em 16/04/2019

Uma dieta balanceada pode prevenir doenças cardiovasculares e manter seu coração saudável

Manter hábitos alimentares saudáveis é importante para quem quer viver com qualidade. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alerta que cerca de 98% da população brasileira não consome a quantidade diária ideal de vitaminas recomendadas.

Uma alimentação adequada pode reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e controlar fatores de risco para diversas outras doenças. A ingestão de gorduras em excesso, por exemplo, pode causar acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, aumentando o risco de acidentes cardiovasculares ou cerebrovasculares.

Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares é o colesterol “ruim” (LDL). As fibras ajudam no controle desse tipo de colesterol, o que pode diminuir em até 80% o risco dessas doenças. Além de enriquecer a dieta com fibras e consumir mais alimentos saudáveis, é importante reduzir o consumo de gorduras trans e saturadas, açúcares e sais. Reduzir o consumo desses alimentos é essencial, pois eles aumentam a incidência de:

  • diabetes;
  • hipertensão;
  • obesidade.

Cuidados

Hábitos saudáveis e uma dieta rica em nutrientes e vitaminas trazem muitos benefícios para a saúde. Consumir alimentos cardioprotetores e manter uma rotina de exercícios físicos ajuda seu coração a se manter saudável, aumenta a imunidade, combate o envelhecimento e a flacidez da pele, melhora o rendimento físico e ajuda no controle do peso e na nutrição óssea. Alguns alimentos relacionados à saúde do coração estão destacados abaixo.

Uma dieta balanceada pode prevenir doenças cardiovasculares e manter seu coração saudável

Aveia e farelo de aveia são alimentos ricos em fibras solúveis, que ajudam no controle do colesterol, pois reduzem a absorção e retardam a digestão de gorduras e açúcares, e melhoram a circulação sanguínea. A aveia favorece a saúde vascular, pois ajuda a reduzir a concentração de colesterol, triglicerídios e lipídios totais.

Uma dieta balanceada pode prevenir doenças cardiovasculares e manter seu coração saudável

Azeite de oliva extravirgem é fonte de um tipo de gordura monoinsaturada e possui propriedades antioxidantes, que ajudam a controlar a formação de radicais livres.

Uma dieta balanceada pode prevenir doenças cardiovasculares e manter seu coração saudável

Hortaliças, legumes e verduras são alimentos ricos em fibras e vitaminas, e possuem baixo teor calórico e de gorduras. A rúcula, a couve e o tomate, por exemplo, são fontes de vitaminas e antioxidantes, e impedem a ação de radiais livres, por isso, previnem o envelhecimento celular.

Ter uma alimentação equilibrada pode ser suficiente para manter a saúde do coração em dia. Procure seu(ua) médico(a), caso tenha dificuldade para incluir na sua rotina alimentos ricos em fibras, vitaminas e proteínas.



BR-NON-00001 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Você é o que você come!

Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diferenciada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.

O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.