Postado em 02/05/2019

Os sucos “detox” são ótimas maneiras de ajudar na “limpeza” e na nutrição do organismo.

Os sucos “detox” são ótimas maneiras de ajudar na “limpeza” e na nutrição do organismo.

Sucos e dietas “detox” ganharam popularidade por prometerem emagrecimentos milagrosos. Muito se discute sobre os efeitos que esse tipo de alimentação pode causar no nosso corpo pois, de modo geral, as pessoas não conhecem detalhadamente cada substância adicionada a esses sucos.

O termo “detox” vem de desintoxicação, que é o principal objetivo desse tipo de alimentação. Na maioria dos alimentos consumidos diariamente, encontramos conservantes, corantes e diversas substâncias químicas que o corpo não absorve. Normalmente, o corpo seria responsável por eliminar essas impurezas, mas o consumo de alimentos que “intoxicam” o corpo é muito maior do que nossa capacidade de eliminá-los. Quando acumuladas, essas impurezas podem favorecer o ganho de peso, causar problemas de pele e aumentar o risco de desenvolvimento de diversas doenças, gases, intestino preso e problemas de memória.

A combinação de frutas e hortaliças tem a finalidade de desintoxicar o organismo. O consumo de frutas com baixo índice glicêmico combinado ao de algumas hortaliças pode ajudar no bom funcionamento do fígado, “limpando” o corpo e melhorando o metabolismo. Os alimentos de coloração amarelada e alaranjada são ricos em carotenoides, potentes antioxidantes, que combatem os radicais livres e o envelhecimento celular precoce.

Benefícios

Sucos e alimentos “detox” ajudam no processo de controle e perda de peso, e melhoram a atividade do intestino e do trato digestivo. Com uma alimentação mais saudável, o corpo pode usar a energia que produz para melhorar a disposição e o ritmo em atividades físicas. Outros benefícios são:

  • melhora a qualidade do sono. Livre de toxinas, o corpo pode trabalhar para regular os níveis de melatonina, o hormônio do sono.
  • aumenta a imunidade. Frutas e hortaliças são ricas em vitaminas, que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças como gripes, resfriados e outras possíveis complicações causadas pela baixa imunidade.
  • hidrata a pele. Uma dieta “detox” é composta por alimentos ricos em vitamina A, que auxilia na hidratação da pele.
  • reduz a retenção de líquidos. Por ajudar na eliminação de toxinas e na ingestão de vitaminas e minerais, a desintoxicação permite que o corpo elimine líquidos retidos.

Você Sabia?

Você é o que você come!

Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diferenciada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.

O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.