Postado em 04/02/2020

O que muda no organismo quando paramos de consumir bebidas alcoólicas?

As bebidas alcóolicas estão presentes em festas, celebrações e até no dia a dia de algumas pessoas. Porém, sabe-se que o seu consumo excessivo causa danos ao organismo a curto e longo prazos. Quando há alta ingestão de álcool, o fígado compromete algumas de suas funções para concentrar-se no metabolismo alcoólico. Além disso, o excesso de álcool atrapalha a atividade do hormônio antidiurético, que permite a concentração da urina e a redução das perdas de água pelo organismo (desidratação).

Apesar da seriedade e da diversidade dos danos causados ao organismo, os sinais de recuperação podem ser vistos após 24 horas de abstinência:

  • Após 24 horas, o organismo começa a recuperar sua capacidade de absorver vitaminas e nutrientes. Nesse período, é importante aumentar o consumo de água, frutas e legumes para acelerar essa recuperação.
  • Após 48 horas, a desintoxição do organismo (metabolização do excesso de álcool) deve estar completa.
  • Após 1 semana, percebe-se melhoria na qualidade do sono, já que as bebidas alcoólicas têm efeito estimulante.
  • Após 1 mês, há redução na gordura acumulada no organismo. É possível até perceber alteração na circunferência abdominal.
  • Após 1 ano, há redução significativa no risco de desenvolvimento de doenças como os cânceres de boca, fígado e mama, e normalização da produção de hormônios e neurotransmissores como a serotonina, combatendo sinais e sintomas de ansiedade e depressão.

Se você consome bebidas alcoólicas com regularidade procure um(a) médico(a) para avaliação e orientação.




BR-NON-00156 PRODUZIDO EM JANEIRO/2020 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Você é o que você come!

Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diferenciada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.

O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.