Postado em 05/02/2020

Nutrientes importantes para a saúde da mulher

As necessidades nutricionais das mulheres variam com cada fase de suas vidas. Uma dieta equilibrada pode contribuir com a saúde do corpo e da mente delas.

Durante a fase menstrual, a perda de sangue pode enfraquecer o organismo, tornando necessário reforçar a ingestão de nutrientes como vitaminas do complexo B, fibras, ácidos graxos, vitamina E e alguns minerais como o ferro, que evitam o aparecimento de sintomas indesejados como inchaço, dores de cabeça e nos seios, e alteração do humor.

Já na menopausa, dos 45 aos 55 anos de idade, em média, a produção de estrogênio, hormônio responsável pela distribuição da gordura corporal, diminui, o que prejudica a fixação do cálcio nos ossos. Esse período da vida das mulheres também é marcado por ondas de calor, insônia, alteração do humor, ansiedade e lapsos de memória. O consumo de gorduras, fibras, proteínas e antioxidantes pode amenizar esses sinais e sintomas. Para a manutenção óssea é recomendado consumir cálcio, vitamina D, vitamina K, manganês, magnésio e fósforo.

Confira a seguir alimentos ricos em nutrientes importantes para a saúde da mulher:

Leites e derivados são fontes de proteínas e de cálcio. Esses nutrientes ajudam a manter os ossos fortes e previnem a osteoporose. Recomenda-se o consumo de leites desnatados ou semidesnatados, e de queijo branco, opções com menos gorduras.

Peixes, linhaça e arroz integral são ricos em ômega 3, têm ação anti-inflamatória e aceleram o metabolismo, o que ajuda na queima de calorias, na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, e no controle do colesterol.

Frutas cítricas, vegetais folhosos verdes-escuros e carne magra possuem boas quantidades de vitaminas A, C e K, e ácido fólico. Esse conjunto saudável de vitaminas protege o coração e combate os radicais livres e o estresse.

Para potencializar os efeitos de uma alimentação balanceada, é importante praticar exercícios físicos com regularidade. Isso ajuda a controlar o peso, previne osteoporose, fortalece a estrutura muscular e combate o estresse. Procure sempre a orientação de um(a) médico(a) e/ou nutricionista antes de alterar sua dieta e começar a praticar atividades físicas.




BR-NON-00120 PRODUZIDO EM DEZEMBRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Você é o que você come!

Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diferenciada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.

O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.