Postado em 09/07/2019

Diabetes e consumo de carboidratos

Pessoas com diabetes precisam estar atentas ao índice glicêmico dos alimentos, porém, não devem deixar de ingerir carboidratos, pois o organismo os transforma em energia para manter seu bom funcionamento.

O índice glicêmico (baixo, moderado ou alto) se refere a velocidade com que os carboidratos são absorvidos pelo organismo. Os alimentos de alto índice têm grandes quantidades de carboidratos simples, de fácil e rápida absorção, já os de baixo índice têm carboidratos complexos e são ricos em fibras, o que reduz a velocidade de absorção e facilita o controle dos níveis de açúcares no sangue. Por isso, recomenda-se que as pessoas com diabetes consumam alimentos de índice glicêmico baixo, como:

Arroz integral. Esse tipo de arroz não passa por processos industriais, o que faz com que o grão mantenha sua camada externa e tenha até 20% menos açúcares quando comparado ao arroz branco. Esse alimento também é rico em vitaminas, minerais e fibras que mantêm o bom funcionamento do intestino.

Aveia. A aveia é rica em vitamina B, proteínas e em beta-glucana, uma fibra solúvel que ajuda no controle do peso e do colesterol LDL. Cada 100 g de aveia contêm aproximadamente 9,5 g de fibras.

Batata doce. Esse tipo de batata é bastante consumido por pessoas que praticam atividades físicas. É um alimento rico em vitaminas, cálcio e fibras insolúveis, que são capazes de resistir às enzimas do intestino e ajudar o organismo a absorver de forma mais lenta os açúcares e as gorduras.



BR-NON-00011 PRODUZIDO EM JUNHO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Você é o que você come!

Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diferenciada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.

O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.