Postado em 07/02/2019

Alimentos que combatem a gordura no fígado

O fígado é responsável por transformar os nutrientes em glicose e glicogênio, principais fontes de energia para nosso corpo. O acúmulo de ácidos graxos, um tipo de gordura, dificulta essa função. A disfunção do órgão pode ser detectada por sinais e sintomas como perda do apetite, enjoos, dores abdominais no lado direto do corpo e abdômen inchado. Em casos mais avançados, a pele pode apresentar coloração amarelada e a urina uma coloração escura.

As causas mais comuns para a gordura no fígado são:

  • Alimentação desequilibrada;
  • Sobrepeso;
  • Sedentarismo;
  • Uso de corticoides.

 

Prevenção

Manter uma alimentação equilibrada e saudável é a melhor maneira de prevenir o acúmulo de gorduras no fígado, por isso:

  • Evite as bebidas alcoólicas, o consumo em excesso pode levar à cirrose;
  • Evite os alimentos ricos em gorduras;
  • Opte por sobremesas diet. Excesso de açúcar pode causar acúmulo de gordura no fígado;
  • Prefira beber água entre as refeições. Sucos naturais e de caixinha são ricos em açúcares;
  • Pratique exercícios físicos. As atividades físicas aumentam a perda de gorduras.

 

Alimentos recomendados

Carnes brancas. Como é importante controlar o consumo de gorduras, a ingestão de carnes brancas é recomendada. Elas são ricas em proteínas e possuem baixo teor de gorduras.

 

Leites e derivados. Também são fontes de proteínas. Recomenda-se o consumo de leites desnatados ou semidesnatados, e de queijo branco, opções com menos gorduras.

 

Tamarindo. Essa fruta tropical é rica em fibras, que auxiliam na digestão, e seus ácidos insaturados ajudam a proteger e descongestionar o fígado.

 

Legumes e verduras. Como possuem baixo teor calórico, esses alimentos ajudam na manutenção do peso e são fontes de proteínas e fibras. O consumo de fibras ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a absorção de gorduras.

 

Arroz integral. É um alimento rico em fibras.

 

Chás e cafés. Estudos indicam que o consumo dessas bebidas ajuda a reduzir a progressão da fibrose hepática, cicatrização do fígado como resultado de lesões repetidas do órgão, que em alguns casos pode levar à cirrose.

 

 

CORP-1277916-0000 PRODUZIDO EM JANEIRO/2019 VÁLIDO POR 2 ANOS

Você Sabia?

Você é o que você come!

Sabemos que os alimentos são um bem essencial à vida, mas o que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Todos os alimentos são importantes e contêm nutrientes fundamentais para nosso metabolismo, por isso é fundamental manter uma alimentação diferenciada e balanceada, garantindo a ingestão dos vários componentes que permitem esse equilíbrio.

O que você escolhe pôr no prato na hora da refeição é determinante do estado da sua saúde.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Clique e veja aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.