Casa
Interativa

Sabia que em sua residência existem vários fatores que podem agravar os sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e dificultar a respiração de todos da família? Adote algumas medidas preventivas e transforme a sua casa em um ambiente mais seguro.

Transforme sua casa em
um local mais seguro

EM TODA A CASA

Proíba o consumo de cigarro dentro de casa. A exposição à fumaça do cigarro, mesmo que passiva, está entre os maiores fatores de risco das doenças respiratórias.

Clique na imagem para saber como pode melhorar o ambiente da sua casa.
1 2 3 4
NO QUARTO

Cuidado com a lavagem a seco. Algumas pessoas que sofrem de DPOC são bastante sensíveis aos odores que ficam na roupa após esse tipo de lavagem. Para evitar complicações, procure sempre retirar a roupa do plástico e colocá-la para arejar antes de arrumá-la no armário.

Uso de velas e incensos. Esses objetos podem proporcionar ambientes românticos, mas não são amigos de quem sofre de doenças respiratórias, pois liberam muitos compostos químicos. Se necessário, opte pelas velas artificiais sem cheiro.

Atenção aos animais domésticos. Cães, gatos e pássaros podem se tornar um problema porque soltam muitos pelos e penas. É importante reforçar a limpeza em casa e manter os animais sempre fora dos quartos.

NO BANHEIRO

Escolha bem os cosméticos. Quem sofre de DPOC também é bastante sensível aos sprays, xampus, desodorantes e outros produtos com cheiros fortes. É melhor escolher cosméticos que tenham odores neutros.

Evite o bolor e o mofo. As banheiras e chuveiros são lugares úmidos em que o bolor e o mofo surgem facilmente, o que leva ao acúmulo de bactérias. Limpe regularmente o banheiro e mantenha-o sempre arejado.

NA SALA

Procure não usar tapetes e carpetes. Os tapetes e os carpetes tendem a acumular pó e ácaros, que são altamente nocivos a quem sofre de doenças respiratórias.

Fique longe das lareiras. A fumaça que sai delas pode ocasionar irritação nas vias respiratórias e também agravar os sintomas de DPOC.

NA COZINHA

Mantenha os exaustores sempre limpos. Isso vai deixar o ambiente mais leve, diminuindo a concentração de odores que podem provocar dificuldades respiratórias.

Evite a utilização de produtos químicos fortes. Materiais de limpeza que contêm lixívia e amônia causam irritação nas vias respiratórias; busque outras opções.

Já conhece os nossos livros de receitas?

Confira aqui
É possível comer bem e de forma saudável! Baixe nossos LIVROS DE RECEITAS e descubra pratos deliciosos que irão favorecer a sua saúde.

Procurando uma farmácia?

Encontre a mais próxima de você!