Você conhece as doenças mais comuns entre os adultos e sabe como elas são transmitidas?

Postado em 30/11/2017

A catapora (varicela) é facilmente transmitida pelo ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Os sintomas da doença incluem dor de cabeça, febre, indisposição e erupções que coçam. As erupções formam bolhas com fluido que quando tocado pode também transmitir a doença. Entre as complicações estão infecção das erupções e, raramente, infecção do pulmão e inflamação do cérebro.

A difteria começa como uma dor de garganta e um pouco de febre, e as pessoas contaminadas podem desenvolver uma pseudomembrana na parte de trás do nariz ou da garganta, que causa problemas de respiração e deglutição. A doença também pode afetar o coração e os nervos.

A hepatite A é uma doença do fígado causada pelo vírus da hepatite A cuja transmissão ocorre por alimentos, água ou objetos contaminados quando levados à boca. Os sintomas podem incluir febre, cansaço, dor de estômago, perda de apetite e pele ou olhos amarelados.

A hepatite B também é uma doença do fígado e é causada pelo vírus da hepatite B, transmitido pelo sangue e outros fluidos corporais. Os sintomas podem incluir perda de apetite, febre, cansaço, dores musculares ou nas articulações, dor de estômago e pele ou olhos amarelados. A infecção pode causar danos significativos ao fígado, inclusive o câncer.

O vírus do papiloma humano (HPV) é muito difundido, e a maioria das pessoas o contrai durante a vida. A exposição pode acontecer em qualquer tipo de contato genital com alguém já contaminado pelo HPV. Na maioria dos casos, a infecção pelo HPV não gera sinais ou sintomas e desaparece sozinha. Nos casos em que ela não desaparece espontaneamente, a infecção pode levar ao câncer de colo do útero em mulheres, e ao câncer anal em homens e mulheres. Alguns tipos do vírus podem ainda causar verrugas genitais em homens e mulheres.

Os vírus Influenza (gripe) afetam o nariz, a garganta e os pulmões, e podem ser transmitidos pelo ar quando pessoas infectadas tossem ou espirram. Os sintomas mais comuns incluem febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares e cansaço. A gripe pode levar à pneumonia e à perda de fluidos corporais.

O sarampo é facilmente transmitido pelo ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Ele pode causar febre, tosse, coriza e olhos lacrimejantes. As complicações da doença incluem infecções de ouvidos, pulmões e cérebro. Embora seja raro, pode ocorrer dano cerebral permanente ou morte.

A doença meningocócica (meningite) é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro. Alguns tipos da doença são transmitidos pelo contato próximo com uma pessoa infectada (como, por exemplo, beijos). Os pacientes podem ter febre, erupções e dores de cabeça.

A caxumba é facilmente transmitida pelo ar quando a pessoa infectada tosse ou espirra, e pode causar febre, dor de cabeça, dores musculares e inchaço das glândulas sob as orelhas e o maxilar. A infecção pode levar também à inflamação das membranas ao redor do cérebro e à perda da audição.

A coqueluche (pertussis) é uma infecção pulmonar que começa com coriza ou nariz entupido, espirros e tosse moderada. A tosse progride em acessos, dificultando respirar, comer, beber ou dormir. A coqueluche é transmitida facilmente pelo ar quando uma pessoa infectada respira, tosse ou espirra.

A doença pneumocócica é causada por bactérias presentes no nariz e na garganta, e pode ser transmitida pelo ar por pessoas infectadas ao tossirem ou espirrarem. A infecção pode afetar o pulmão, o sangue, o cérebro e a medula espinhal, por isso, os sintomas dependem da parte do corpo infectada.

A rubéola é transmitida pelo ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. A infecção pode causar febre e erupção cutânea, que duram de 2 a 3 dias. Também pode causar inchaço das glândulas, sintomas de resfriado, dores nas articulações e defeitos congênitos em bebês de mulheres grávidas infectadas.

O herpes-zóster (cobreiro) é uma erupção cutânea dolorosa que surge em um lado do rosto ou do corpo causada pelo vírus da varicela (VVZ). A doença causa, muitas vezes, dor, coceira ou formigamento na área onde se desenvolverá a erupção, que ao progredir forma bolhas. A dor pode persistir por anos em algumas pessoas.

O tétano infecta o corpo através de um corte ou uma ferida, e pode causar espasmos musculares dolorosos, incapacidade de abrir a boca (trismo) e dificuldade de deglutição.

Pergunte ao seu médico o que fazer para se proteger dessas doenças.

Confira alguns sites que podem ajudá-lo a saber mais sobre essas doenças:

Sociedade Brasileira de Imunizações: https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao

Centro de Vacinação da Praia: http://cvpvacinas.com.br/sociedade-brasileira-de-pediatria-publica-calendario-vacinal-2017/

Ministério da Saúde:
http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinareproteger/

CORP-1229911-0000 PRODUZIDO EM OUTUBRO/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat