Você conhece a dieta mediterrânea?

Ela é considerada uma das dietas mais saudáveis para o coração

Típica da costa do Mediterrâneo, onde os hábitos alimentares são vistos como um estilo de vida a ser seguido para ter longevidade e diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, a dieta mediterrânea é considerada uma das mais saudáveis para o coração. Hoje, ela é utilizada em todo o mundo, respeitando as diferenças culturais e a disponibilidade de alimentos.

Estudos mostram que, seguindo a dieta mediterrânea, é possível prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas, síndromes metabólicas, alguns tipos de cânceres, obesidade, diabetes tipo 2, demência e doença de Alzheimer, além de elevar a expectativa de vida.

Já tinha ouvido falar dela? Ela valoriza os alimentos de origem vegetal, como legumes, frutas, feijão, grãos integrais, nozes, azeitonas e azeite de oliva, além de laticínios (iogurte, queijo e leite) e peixes como a pescada, a tilápia, a sardinha ou o salmão.

Portanto, se você faz parte das pessoas que adoram consumir alimentos industrializados, é melhor começar uma mudança de hábitos, pois a dieta mediterrânea privilegia os alimentos frescos in natura.

Os benefícios estão, principalmente, na presença de gorduras “do bem”, como o azeite extravirgem para temperar as saladas e os peixes diariamente. Ele é rico em antioxidantes que fazem bem à saúde do coração. Já as castanhas, as nozes e as amêndoas ajudam a ter saciedade e possuem substâncias que colaboram com o controle do colesterol.

 

CORP-1162377-0021 PRODUZIDO EM MAIO/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat