Tenha mais energia mudando a alimentação

A fadiga pode limitar tanto fisicamente como mentalmente, além de enfraquecer o sistema imunológico e deixar o corpo mais suscetível a doenças, depressão e até mesmo problemas cardíacos. Quando o cansaço bate, o mais comum é as pessoas apelarem para o café ou para alimentos com bastante açúcar para tentar renovar um pouco as forças, porém há como ter mais energia de uma forma mais constante e saudável por meio da alimentação. Veja como abaixo:

f382f95751a095a58ec43054b8277ebb
Dependendo do que você come, é possível ter mais energia e de uma forma mais constante e saudável.
  • Coma mais ferro: nutrientes como o ferro podem ajudar o corpo a ter mais energia. Veja aqui onde achá-lo e também a importância desse mineral.
  • Tome um café da manhã balanceado: não limite a primeira refeição do dia a apenas carboidratos ou proteínas. O ideal é combinar diferentes alimentos como a proteína do iogurte, uma fruta com alto nível de antioxidantes, a gordura boa de oleaginosas como amêndoas e algum cereal como aveia, por exemplo.
  • Coma mais alimentos “verdadeiros”: dê preferência para alimentos o mais próximo possível de como são encontrados na natureza, como frutas ao invés de suco ou barras de fruta, cereais integrais ao invés de refinados.
  • Varie: diferentes alimentos, diferentes nutrientes. Comer sempre a mesma coisa limita a variedade de vitaminas, proteínas e outros nutrientes que você consome.
  • Evite as armadilhas que podem drenar sua energia: pular refeições, ingerir alimentos processados e artificiais, açúcar e farinha refinados, muita cafeína e álcool.
  • Não elimine a gordura saudável: a gordura é necessária para a absorção de antioxidantes importantes. Dê preferência para as gorduras saudáveis como das oleaginosas, do azeite de oliva e de peixes gordurosos como salmão e atum, por exemplo.
  • Coma legumes, verduras e frutas da estação: além de mais frescas, são mais ricas em nutrientes. Se não for tão fácil, você pode comer vegetais congelados (desde que não tenham molhos ou outros ingredientes adicionados), já que o congelamento preserva os nutrientes.
Chat